jun 30

A inovação é a principal fonte de diferenciais competitivos do mundo moderno. Setores tecnológicos e que promovem novos métodos de trabalho são, em geral, inovadores. Entretanto, isso vale não apenas para criar novas ferramentas e técnicas de trabalho.

A inovação no setor têxtil, por exemplo, pode promover ganhos para a indústria. Por isso, no post de hoje, vamos elencar quatro motivos para promover a inovação na produção de sua indústria têxtil. Confira!

 

1. A inovação é parte do caminho para o sucesso comercial

A inovação tecnológica é cada vez mais usada pela indústria têxtil como componente crucial para o desenvolvimento de coleções. Essa é uma das formas que o setor encontrou de atender aos desejos e anseios do consumidor contemporâneo, cada vez mais informado e, por sua vez, exigente.

A busca por material moderno, confortável, de qualidade e com um bom preço faz com que a indústria têxtil reflita sobre a forma com que se posiciona frente ao impulso de compra do consumidor.

Dessa forma, para que a indústria têxtil possa trabalhar com criatividade no desenvolvimento dos produtos, é necessário que o maquinário têxtil e as metodologias de trabalho estejam sempre atualizados para oferecer soluções que agreguem agilidade e inovação.

 

2. A inovação no setor têxtil promove crescimento e novidades para a indústria

Atualmente, a estamparia digital, fruto das máquinas de alta precisão para impressão em tecidos, é um dos frutos da inovação na indústria têxtil. A partir disso, surge a necessidade de se estudar as principais inovações tecnológicas, em termos de melhorias de equipamentos, que vêm ocorrendo nos últimos anos.

Assim, a inovação no setor têxtil está, inclusive no uso de novas matérias-primas e nos processos de finalização. O que possibilita o maior uso de fibras artificiais e sintéticas, que, dentre outras vantagens, têm sua produção livre de problemas relativos a safras e climas, o que garante a produtividade das indústrias do setor.

Esse tipo de inovação, promove o consumo que supera o de fibras naturais. E foi uma das principais inovações no processo produtivo têxtil nas últimas décadas. Aliado a isso, cresceu também o desenvolvimento de novas fibras. Dessa forma, as operações se tornaram mais rápidas com a maior utilização de fibras químicas, e melhoria das fibras naturais.

 

3. Há aumento da produtividade com a inovação no mercado têxtil

A utilização da tecnologia e inovação para aumento da produtividade é observada em diversos setores da indústria têxtil. O setor de fiação pode ser citado para exemplificar que com o uso da tecnologia houve aumento na velocidade das cardas, o que gerou aumento na produção de filatório.

Além disso, a criação do sistema Open-End, eliminando etapas no processo de produção, foi uma das grandes inovações que ajudam a gerar incremento de produtividade nessas indústrias.

 

4. A inovação torna o setor mais competitivo e produtivo

Em um mercado cada vez mais global, os investimentos basilares em máquinas e equipamentos têm sido feitos. Assim, para aumentar a competitividade por meio das tendências de inovação tecnológica, o setor têxtil tem máquinas com mais de uma década em funcionamento. OU seja, os equipamentos novos e de última geração representam um percentual baixo na linha produtiva.

A defasagem tecnológica, no entanto, pode promover crise ou problemas de competitividade à indústria têxtil. Levando em conta a abertura do mercado e a globalização do setor, as empresas que não se adaptarem e começaram a inovar, podem ficar de fora do mercado ou perder espaço no mercado.

Agora, quando as empresas se preocupam com a revitalização de seu maquinário e promovem a inovação, a competitividade e boas práticas na produção têxtil, há apenas um caminho a apresentar: o do crescimento. E isso, será benéfico para todos.

E então, gostou das razões para promover inovação no setor têxtil? Para começar a contar já com esses benefícios, conte com a Delta Equipamentos. Conheça nossos produtos para ajudar a gerar inovação em sua empresa.

4 comentários em “4 razões para promover a inovação no setor têxtil”

  1. Fábio, parabéns pela didática na sua apresentação. Aqui no Senai Francisco Matarazzo contamos com uma equipe de Inovação bastante experiente na área têxtil que se coloca a sua disposição para compartilhar conhecimentos e disponibilizar o Edital de Inovação Senai como uma possibilidade desenvolver projetos em parceria com as industrias de todos os seguimento e principalmente no Têxtil e Confecções.

  2. INOVAR!!! Uma palavra forte, e que já faze parte do meu vocabulário pra fazer meu negocio deslanchar no mercado.

  3. Fibras sintéticas, uso a tempos, mas ainda não encontrei a qualidade no tingimento das fibras, talvez aí esteja o maior problema que encontrei.

Os comentários estão fechados.