Como melhorar a produtividade de uma fábrica de confecção?

A produtividade de uma fábrica de confecção está diretamente relacionada com o faturamento da empresa. Ela é capaz de afetar tanto as despesas básicas envolvidas em um negócio quanto o seu lucro.

E isso torna-se ainda mais fundamental neste momento de retomada do setor têxtil no país, que conta com perspectivas positivas, desde que as empresas façam ajustes em seus processos produtivos.

Entretanto, esse cenário positivo para a confecção também abre as portas para o aumento da concorrência, fazendo com que seja necessário ter procedimentos otimizados, atualizados e nos quais a busca seja por aumento de eficiência ao mesmo tempo que reduz custos.

Nesta hora você pode se perguntar, como melhorar a produtividade de uma fábrica de confecção? Para ajudá-lo nesta tarefa, preparamos as dicas a seguir, confira!

 

1. Planeje-se

Esta é uma dica que vale muito para melhorar a produtividade de uma fábrica de confecção. O planejamento é o ponto inicial para alavancar qualquer negócio. A desorganização acaba levando a uma queda de produção e, consequente, ao prejuízo. Por isso, mostrar para as pessoas que trabalham com você que há um planejamento pode auxiliar a manter uma boa produtividade.

Então, para evitar desequilíbrios, retrabalhos e gargalos produtivos, certifique-se de que todas as etapas, desde a compra de matéria-prima até a logística, sigam um cronograma organizado e bem-estruturado.

Essa prática ainda permite que utilize os recursos financeiros da confecção da melhor maneira possível, já que com planejamento é possível prever despesas, gastos e até mesmo prejuízos futuros, além de conseguir delegar tarefas para os funcionários de maneira otimizada.

 

2. Treine sua equipe de trabalho para aumentar a produtividade de uma fábrica de confecção

Uma coisa é certa: um profissional com treinamento adequado é mais efetivo na realização de suas tarefas dentro da confecção, do que aquele que não passou por nenhum tipo de treinamento.

Cada vez mais, se trabalha com o uso de novas tecnologias no chão de fábrica e, para aproveitar a mão de obra que se tem e seguir realizando as tarefas diárias, um treinamento para lidar com as novidades é fundamental, principalmente se o resultado almejado for de uma maior produtividade, principal foco das novas tecnologias.

O treinamento e a qualificação constantes também se fazem necessários no cenário de redução de custos e aumento da eficiência produtiva. Colaboradores desalinhados com os maquinários e processos da indústria são mais propensos a desperdiçarem matéria-prima e recursos financeiros. Além disso, não saberão como lidar com os desafios e tecnologias, sendo que isso resulta em linhas produtivas mais lentas.

 

produtividade de uma fábrica de confecção_E-book-Como garantir o controle de qualidade na indústria têxtil?

 

3. Motive sua equipe

Um dos segredos para melhorar a produtividade de uma fábrica é motivar a equipe. Uma pesquisa revelou que trabalhadores mais felizes e motivados produzem 12% a mais.

Assim, motivação e produtividade andam de mãos dadas e para motivar os funcionários de uma confecção há muitas formas: oferecendo bonificações para que atinjam metas, proporcionando um bom ambiente de trabalho, dando feedback para o pessoal, ministrando palestras motivacionais.

O ambiente laboral é onde os funcionários passam mais tempo. Portanto, esse deve ser um local saudável fisicamente e mentalmente e que promova o crescimento pessoal, pois isso interfere a eficiência e engajamento de toda a equipe, incluindo os setores administrados, e não somente aqueles da linha produtiva.

 

4. Priorize a qualidade dos materiais de trabalho

É difícil motivar profissionais sem condições de trabalho, então, tão importante quanto desenvolver ações motivacionais é a qualidade do que é usado para produzir as peças.

Uma máquina de costura de pouca qualidade, por exemplo, pode acabar gerando muitos problemas, exigir consertos e, inclusive, ter o efeito inverso que é provocando uma queda de produtividade.

Assim como a máquina, os aviamentos, tecidos e materiais de acabamento com pouca qualidade também podem ocasionar problemas e diminuir a produtividade do trabalho na confecção.

Por isso, disponibilizar aos funcionários o trabalho com materiais e máquinas de qualidade para manter a produtividade é recomendável.

Além da diminuição da produtividade, a qualidade da matéria-prima e dos equipamentos utilizados também interfere na sua imagem e competitividade perante o mercado. Tecidos de má qualidade prejudicam a durabilidade e o conforto dos clientes.

Para potencializar a produtividade de uma fábrica de confecção nesse sentido e ainda melhorar a sua imagem é preciso que desenvolver um controle de qualidade eficiente, sendo desde a compra até o manuseio dos materiais e equipamentos.

 

+Você já leu esses?

 

5. Utilize a tecnologia a seu favor para melhorar a produtividade de uma fábrica de confecção

A automação de processos e o trabalho auxiliado por recursos tecnológicos podem gerar um ganho de produtividade bastante significativo para uma fábrica de confecção. Além disso, é impossível falarmos de produtividade de uma fábrica de confecção sem mencionar tecnologias e maquinários mais eficientes.

Essas ferramentas ajudam a otimizar e a agilizar seus processos produtivos e a reduzir níveis de retrabalho e de tempo necessário para a finalização de diversas atividades. Para que entenda melhor a importância desse investimento, separamos os principais benefícios das inovações e automações para a produtividade de uma confecção. Entenda.

Agilidade e eficiência e redução de custos

Maquinas obsoletas, processos manuais e a ausência de uma gestão orientada por dados podem ser os responsáveis diretos pela falta de produtividade, aumento dos custos e competitividade defasada.

A tecnologia é um fator determinante para os seus resultados, pois permite que as mesmas tarefas sejam feitas com mais agilidade, precisão e com a utilização de menos recursos. Além disso, tecnologias antigas necessitam de mais gastos, principalmente por serem extremamente limitadas em suas funcionalidades e precisarem de manutenções constantes.

Para que tenha uma ideia de como processos vistos como detalhes podem fazer a diferença, a empresa Objeto Brasil conseguiu reduzir R$ 15 mil em desperdícios com o investimento em uma lavadora de amostras.

Integração de setores e informações

Em uma indústria têxtil, tudo deve funcionar de maneira sistêmica, e não isolada. Em outras palavras, em uma confecção, tudo está interligado. A qualidade e agilidade do departamento de compras influencia a linha produtiva, o setor financeiro, a logística e os demais setores, por exemplo.

Portanto, um dos investimentos deve ser em softwares que integre informações e dados, para que todos os processos sejam organizados e alinhados com os resultados e necessidades de cada departamento.

Linhas produtivas mais eficientes e avançadas

Um conceito que tem repercutido muito no meio industrial como sendo a tendência das fábricas é o de Manufatura Avançada. Essa é uma união dos avanços nos sistemas de computação e da automação industrial, principalmente se tratado dos equipamentos utilizados.

Essa é uma transformação para que a indústria têxtil se torne mais inteligente, eficiente e que seja possível aumentar a produtividade de uma fábrica de confecção. Para isso, o investimento precisa ser em maquinários de alta performance, que permitam padronizar e agilizar processos.

No entanto, como dito, uma fábrica deve funcionar de maneira integrada. Dito isso, é importante que a automação seja planejada para todos os processos e não somente alguns. Afinal, o acabamento é influenciado pela confecção e pela tecelagem, por exemplo. Então, a inovação deve ser um modelo de negócio para toda a confecção.

 

produtividade de uma fábrica de confecção - Banner do e-book: evolução da confecção 4.0.

 

 

6. Melhore o layout de sua fábrica

Pode parecer um detalhe insignificante, mas saiba que não é. Conforme dados do Sebrae, um layout inadequado pode fazer com que cerca de 30% do tempo destinado à produção seja desperdiçado com transporte de materiais e produtos.

A movimentação desnecessária ou excessiva dos funcionários para executarem suas tarefas pode comprometer a produtividade de uma fábrica de confecção.

Por exemplo, quando os tecidos a serem utilizados ficam distantes das máquinas, o material para acabamento fica em outra extremidade, tudo isso consome um tempo desnecessário de deslocamento e paradas que reduzem a produtividade de sua equipe.

Por isso, é fundamental estudar o layout atual de sua fábrica e encontrar formas de melhorá-lo para facilitar a rotina produtiva de seus funcionários. O ideal é que o layout seja organizado pensando no tipo de máquina ou processo.

Por exemplo, os materiais de acabamento devem ficar próximos às máquinas de acabamento. Assim como as tintas, lavadoras e demais componentes de tinturaria devem ficar próximos aos equipamentos utilizado nessa etapa, e assim por diante.

Não esqueça de priorizar a segurança por meio de sinalizações, demarcações de passagens e isolamento em operações perigosas. Acidentes interferem em diversos aspectos produtivos, como custos, saúde do trabalhador, procedimentos legais e na produtividade.

 

produtividade de uma fábrica de confecção - ebook

 

7. Crie metas para os colaboradores

Dependendo da forma como se colocam as metas, elas podem ser razão de motivação do funcionário. Mas é preciso ter um cuidado para que as metas estabelecidas sejam possíveis de serem cumpridas, uma vez que metas mal feitas podem provocar o efeito oposto e levar a uma diminuição da moral da equipe por não alcançá-las, o que ocasionará queda na produtividade e na qualidade de suas entregas.

Para melhorar a produtividade de uma fábrica de confecção é necessário ter em mente que a eficiência produtiva é resultado de um conjunto de decisões inovadoras e que prezam pela tecnologia, e não uma atividade em isolado.

Quer saber mais sobre produtividade de uma fábrica de confecção? Siga acompanhando nosso canal de conteúdo e para otimizar seus processos produtivos, conheça os produtos da Delta Equipamentos. Até a próxima!

 


Publicado em: 27/12/2018 e Atualizado em: 12/12/2019

Gostou dos nossos produtos?

A Delta Equipamentos nasceu da necessidade das indústrias têxteis terem sua produção otimizada, visando maior competitividade e uma constante atualização perante o mercado globalizado. Oferecemos produtos inovadores e soluções personalizadas, atendendo as expectativas e necessidades de nossos clientes.