Como garantir a redução de desperdícios na cadeia têxtil?

cadeia têxtil

O desperdício é o grande problema de uma cadeia têxtil ineficiente. Promover produtividade, agilidade e otimização em cada atividade e fase é essencial para evitar resíduos, perda de tempo e custos adicionais. Para isso, é preciso investir em tecnologia e soluções inteligentes. 

Quer saber mais sobre o assunto? Então continue a leitura para conferir a importância da eficiência em toda a cadeia produtiva têxtil e como alcançar este objetivo.

Você já mediu o impacto da eficiência dos processos na cadeia têxtil?

Devemos reforçar já no início deste artigo que um erro no início da cadeia têxtil é o suficiente para provocar outros problemas ao longo dos processos. Por isso, a eficiência em todas as etapas é fundamental para evitar perdas e custos não planejados. 

É claro que, quando abordamos o tema sobre desperdício têxteis, automaticamente pensamos nos danos de materiais e nos resíduos, correto? Mas há aqueles que não são palpáveis, como a perda de tempo e de dinheiro. 

A falta de produtividade e desempenho da sua equipe pode gerar uma série de falhas, resultando em grandes problemas para a sua indústria. Isto é, se, por exemplo, se no acabamento o operador processou a malha com os parâmetros incorretos, mais a frente, durante a confecção, haverá desperdícios e, portanto, retrabalhos. 

Então, com a conexão das atividades é possível concluir que a eficiência da cadeia têxtil está diretamente ligada à redução de desperdícios quanto a material, tempo e custo. 

De todo modo, não podemos deixar de mencionar os impactos causados pelos desperdícios têxteis no meio ambiente. Segundo dados apontados pelo portal do G1 da pesquisa Fios da Moda, no Brasil, 9 bilhões de peças de roupas são produzidas. Enquanto 80% do lixo têxtil é descartado incorretamente.

No nosso blog estamos sempre reforçando a importância de garantir a redução dos resíduos para promover eficiência e, consequentemente, rentabilidade. Se o apelo sustentável não é o suficiente, então pensemos juntos os impactos que isso causa a sua cadeia têxtil. 

Afinal, o país conta com a maior Cadeia Têxtil completa do Ocidente segundo a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT). Visto que há a produção das fibras, com a plantação de algodão, até os desfiles de moda, passando por fiações, tecelagens, beneficiadoras, confecções e forte varejo. Logo, o impacto poderá ser economicamente maior.

Como reduzir os desperdícios têxteis na sua cadeia?

desperdícios têxteis

Cabe reforçar aqui que os desperdícios têxteis são responsáveis por gerar 15 milhões de restos de tecido e peças de roupa que chegam até Acra, capital de Gana. Tudo isso em uma única semana, ainda segundo a matéria do portal G1. 

O que, consequentemente, resulta em aterros sanitários atolados e grandes consequências ao meio ambiente. Até porque, as malhas feitas de algodão, por exemplo, demoram 20 anos para se decompor. Já as de materiais sintéticos podem permanecer por até quatro séculos.

E isso se dá graças a falta de eficiência nas atividades, resultando em erros nas peças, desperdícios e, portanto, custos com retrabalhos. É possível reduzir estes desperdícios utilizando soluções inteligentes para cada etapa do processo. 

Por isso, listamos a seguir algumas boas práticas em cada fase do processo têxtil para eliminar as perdas e garantir maior eficiência. Confira!

Tecelagem (Fiação) 

Tecelagem (Fiação) é o processo correspondente ao entrelaçamento de fios para a construção do tecido ou malha. Cabe destacar que na tecelagem o fio já vem pronto.

Essa é uma etapa que conta com um controle de qualidade que visa prever e antecipar os problemas no processo produtivo de maneira contínua.

Por isso, é fundamental obter uma linha de produção com ferramentas e máquinas atualizadas e inteligentes para contribuir com o controle de qualidade e, consequentemente, para a otimização das etapas.

Somente assim será possível garantir a redução das taxas de falhas e paradas, na margem de perda de matéria-prima e assegurar maior ganho de tempo.

Acabamento

cadeia têxtil

A fase de acabamento é o momento de garantir a estrutura dimensional do tecido, juntamente com a sua aparência. Aqui ocorrem os processos como, Ramagem, Calandragem e Compactação, Sanforização e Acabamento Spray. 

O objetivo é garantir a qualidade da peça em todos os sentidos. Isto é, alto nível de durabilidade, resistência, toque físicos e padronização, por exemplo.

Para esta etapa a Delta Máquinas Têxteis desenvolveu o refilador de bordas KTS100 – iConcept Smart. Esta solução é ideal para diminuir os desperdícios da sua cadeia têxtil. 

Com esta máquina é possível aproveitar a maior parte do material e ainda preservar o meio ambiente. Afinal, ela pode ser utilizada na otimização do corte de bordas de malhas e tecidos com ajuda de sensores ópticos e ajuste automatizado.

Além do refilador, a Delta disponibiliza o mais completo portfólio para esta etapa, visando garantir a eficiência da produção e a excelência da peça. São elas:

  • Rama para acabamentos têxteis RDS1000;
  • Abridora de malhas MWS055 iConcept Flow
  • Centralizador Dog Móvel CDW011/CDW022 iConcept Centring
  • Dertorcedeira de tecidos MWO100/MWO066 iConcept Flow
  • Estação hidro aspersora EHR200 iConcept Eco
  • Hidro aspersor HAT106 / HAT010 / HAT110 iConcept Eco
  • Aplicador de goma SGK050 
  • Foulard de Impregnação MWF033 iConcept Flow e outros.

Estamparia

Já a estamparia é a etapa que diz respeito a atividade que adiciona padrões nos tecidos. Para isso, existem técnicas para diversos tipos de produtos têxteis.

Contudo, o problema aqui está nos erros quanto a aplicação de tintas ou na impressão, por exemplo. Afinal, eles podem acabar comprometendo a peça toda. Ou seja, uma falha na estamparia já é o suficiente para inviabilizar aquele produto. 

Logo, deve-se apostar em soluções tecnológicas e técnicas modernas para reduzir as taxas de defeitos e, consequentemente, de desperdícios têxteis. 

A Delta também desenvolveu máquinas e equipamentos para tornar esse processo ainda mais eficiente. A preparadora para impressão digital PID100 iConcept é perfeita para processo contínuo e de baixo custo, já que realiza o tratamento rolo a rolo com agilidade. 

Esta máquina também colabora com a aplicação do primer e poderá ser usada na preparação de diversos compostos, garantindo cores vivas, imagens de alta resolução e solidez à lavagem. 

Vale ressaltar o controle automatizado de secagem desta solução que proporciona um maior padrão de qualidade e reduz falhas e desperdícios têxteis.

E ainda, há também:

  • Calandra de sublimação CTM450  iConcept Print;
  • Revisadeira Non-Stop RNS170  iConcept View;
  • Secador para impressão digital SDR100 – iConcept Print;
  • Preparadora de malha aberta e tubular PMA500/PMT200 iConcept View.

Corte 

Na fase de corte tendem a ocorrer os principais erros de todo o processo. Portanto, é fundamental apostar em máquinas que seguem o conceito de indústria 4.0 para eliminar os problemas, promover produtividade e reduzir os desperdícios. 

Para além disso, é essencial assegurar a inspeção de qualidade através do mapeamento de defeitos. E é nesse momento que a  relaxadeira de malha e tecidos RLX600 – iConcept Relax se destaca.

Essa máquina é responsável por efetuar o cálculo automático da gramatura e rendimento, fornecendo informações reais de largura e metragem do rolo. Tais atributos são fundamentais para eliminar defeitos dimensionais das peças cortadas.

Ela também elimina o descanso convencional de 24 e 48 horas e realiza o processo em apenas alguns minutos.

Além dela, podemos citar também como exemplo a lavadora de amostras DWM555 – iConcept Smart. Ela realiza testes em pequenos pedaços de tecido em, no máximo, 20 minutos.

E ainda, a revisadeira de malha e tecido REV170 iConcept View coleta dados, evita falhas humanas, gera mapeamento automatizado e promove rapidez.

Há também outras soluções inteligentes para esta etapa, como:

  • Revisadeira de tecido plano REV110 iConcept View;
  • Elevador de rolos ELC500 iConcept Smart; 
  • Fracionadora de rolos FRC200  iConcept View;
  • Contadora de Golas FRC100 iConcept View;
  • Calandra de sublimação CTM450 iConcept Print.

Para garantir eficiência na sua cadeia têxtil, conheça todo o portfólio Delta, basta fazer o download do nosso catálogo.

 

 

 

Gostou dos nossos produtos?

A Delta Equipamentos nasceu da necessidade das indústrias têxteis terem sua produção otimizada, visando maior competitividade e uma constante atualização perante o mercado globalizado. Oferecemos produtos inovadores e soluções personalizadas, atendendo as expectativas e necessidades de nossos clientes.