out 17

As indústrias precisam estar em constante monitoramento sobre a sua capacidade produtiva, perdas de matéria-prima e desperdícios financeiros. Para obter essas respostas e identificar as suas causas o cálculo OEE se torna uma ferramenta indispensável e estratégica.

A seguir, entenda do que se trata esse cálculo e como aplicá-lo na sua produção têxtil para melhorar o seu setor e se adequar à Indústria 4.0.

 

O que é cálculo OEE?

O cálculo OEE, ou Overall Equipment Effectiveness (Eficiência Global de Equipamentos), é um indicador utilizado para mensurar a eficiência dos equipamentos de uma indústria, sendo esse um dos principais índices que analisam a produtividade industrial.

Por meio do OEE é possível identificar a frequência que o seu maquinário está disponível para funcionamento, o tempo de produção e a quantidade de produtos produzidos em condições de comercialização, ou seja, sem refugo. Para fazer o cálculo de OEE é utilizada a fórmula:

disponibilidade x performance x qualidade = índice OEE

 

Disponibilidade

A disponibilidade de um equipamento é o tempo em que ele está em produção. Esse período é encontrado pela fórmula:

disponibilidade% = (tempo produzindo / tempo programa para produzir) x 100.

 

Performance

Mensura a qualidade do trabalho do seu equipamento, incluindo a sua velocidade de trabalho. Para encontrar esse índice basta aplicar o cálculo:

performance% (quantidade de produção real / quantidade de produção teórica) x 100.

 

Qualidade

Para o cálculo OEE é preciso medir a qualidade dos produtos que saem dos seus equipamentos. Para isso, a fórmula é:

qualidade% = (quantidade de bons / Quantidade total produzida) x 100.

 

Quando o cálculo OEE surgiu?

O cálculo OEE foi desenvolvido pelo nomeado imperador do Japão, engenheiro e físico Seiichi Nakajima, o mesmo que é considerado pioneiro na indústria e pai do sistema de Manutenção Produtiva Total (TPM). O método foi difundido na intenção de descobrir onde havia perdas produtivas causadas pelos equipamentos e para revelar a verdadeira taxa de produção em uma indústria.

cálculo OEE
Seiichi Nakajima, o inventor do cálculo de Overall Equipment Effectiveness(OEE).

Nesse sentido, o toyotismo tem ligação direta com a Eficiência Global do Equipamento, já que esse sistema de produção visava eliminar qualquer e toda forma de desperdício ou possíveis desperdícios, para que fosse viável trabalhar sob demanda e somente com produtos de máxima qualidade. Dessa maneira, uma indústria conseguirá suprir as necessidades dos consumidores.

 

 

Qual é a relação do cálculo OEE com a produção têxtil?

Na produção têxtil é muito comum identificar gargalos produtivos, mas não saber a razão deles. Mesmo com o investimento em novos equipamentos, existem uma grande diferença e desfalque entre a capacidade dos maquinários e o seu uso produtivo.

Então, para identificar a qualidade, performance e disponibilidade dos equipamentos para nivelar o fluxo de produção, o cálculo OEE é aplicado como um indicador de rendimento, de tal forma que é possível analisar as perdas produtivas na produção têxtil.

Além disso, esse estudo deve ser feito considerando a sua matéria-prima, pois não se pode focar somente em aproveitar a capacidade máxima de um maquinário sem considerar os insumos, que podem apresentar níveis de descuido com a matéria e resultar em sobras de tecidos, por exemplo. Em outras palavras, é preciso nivelar estes dois fatores: equipamento e matéria-prima.

 

E-book]Como garantir o controle de qualidade na indústria têxtil?

 

Porque você deve usar o cálculo OEE?

O cálculo OEE é utilizados como principal metodologia para avaliar desempenho e produtividade industrial. Sua medição possibilita dados e informações sobre o comportamento da capacidade produtiva do seu negócio.

Por meio da verificação da eficácia dos seus equipamentos permitirá que você tenha uma visão sistêmica do funcionamento da sua produção, para que tenha bases sólidas para tomar decisões de melhorias, redução de custos e até mesmo possíveis investimentos em maquinários mais eficientes.

O cálculo OEE permite que esteja no caminho certo para alinhar a sua produção ao conceito de Indústria 4.0, considerando que terá mais eficiência produtiva e em seus processos para melhorar e otimizar toda a sua produtividade. Assim é agregado valor aos seus produtos e serviços.

Aproveite para se aprofundar no assunto e confira como a Indústria 4.0 controla a qualidade produtiva em uma era predominantemente avançada.