Delta-Blog_Como-reduzir-os-custos-e-aumentar-a-produção-têxtil

maio 24

Aumentar a produtividade e reduzir os custos: estes são desafios que você quer superar na produção têxtil? Pois saiba que trabalhar com estes dois cenários é possível.

Para isso, basta atualizar as estratégias da gestão a partir das orientações que listamos neste conteúdo. Aqui estão algumas dicas baseadas em nossa experiência de mercado, que vão contribuir com sua produtividade.

Isso porque, acompanhamos a produção têxtil de empresas do Brasil e América Latina. Sendo assim, sabemos que estes são desafios de muitos negócios, principalmente no cenário desafiador que vivemos.

Portanto, siga com a leitura e confira o que temos a compartilhar para você otimizar os gastos da indústria, enquanto aumenta a produção e a lucratividade!

Para começar, você acompanha o OEE e indicadores que podem ajudar a aumentar a produção têxtil?

A forma como você mensura e acompanha os resultados da produção têxtil reflete em estratégias mais assertivas na gestão.

Se você quer alcançar a alta produtividade e qualidade da produção têxtil, e ainda reduzir custos ao se antecipar às necessidades do mercado, não deixe de registrar e analisar todas as informações sobre sua fabricação.

E quando falamos de produtividade e redução de custos na produção têxtil, não podemos deixar de incluir na discussão o cálculo OEE (Overall Equipment Effectiveness, ou seja, Eficiência Global de Equipamentos).

Este é um importante indicador sobre o desempenho industrial. E, ao acompanhá-lo, você terá em mãos mais dados e informações sobre o comportamento da capacidade produtiva, bem como, dos custos da fabricação.

A relação entre o cálculo OEE e a produção têxtil é que este indicador ajuda você a identificar gargalos que possam estar relacionados à qualidade, performance e disponibilidade dos equipamentos.

Logo, quanto mais informações você tiver em mãos sobre os negócios e ativos, melhor será a tomada de decisão e a criação de estratégias para reduzir os custos e aumentar a produção têxtil.

Vale lembrar que o OEE é apenas um dos diversos indicadores que você deve acompanhar na indústria. Se quiser conhecer mais, eles estão no infográfico que criamos para você se atualizar! Acesse e baixe agora o conteúdo 8 KPIs indispensáveis para mensurar a produtividade têxtil.

Infográfico Delta

Como a eficiência da produção têxtil impacta na lucratividade?

Não é à toa que aumentar a produção têxtil e reduzir custos são objetivos comuns entre gestores do setor. Isso porque, estes fatores estão diretamente associados à eficiência produtiva. Este conceito se refere a aumentar a sua capacidade produtiva, ao mesmo tempo em que utiliza menos recursos.

Desta forma, é possível evitar prejuízos, como também o desperdício de insumos e aumentar a qualidade da produção têxtil. Logo, estas estratégias impactam diretamente no aumento da margem de lucro, pois, além dos fatores já citados, contribui com a criação de uma melhor experiência do cliente e aumento do valor agregado dos produtos.

Como reduzir os custos e aumentar a produção têxtil?

3 dicas para produzir mais e gastar menos!

Você sabia que, além de desenvolver máquinas têxteis e equipamentos, a Delta oferece consultoria do ciclo produtivo para seus clientes por todo o Brasil e América Latina?

Foi a partir destas experiências que aprendemos estas dicas para aumentar a produção têxtil e reduzir custos.

Então, compartilhamos estas orientações sobre possíveis falhas que podem ocorrer no seu dia a dia e as soluções para essas necessidades da produção têxtil. Confira!

  1. Invista na capacitação da equipe

Primeiramente, lembre-se que a sua produção têxtil está na mão de muitas pessoas. Por isso, não são apenas as máquinas e equipamentos que influenciam no aumento da produtividade e redução de custos, nem mesmo somente suas decisões.

Os profissionais da fábrica precisam ser bem treinados para cumprirem com suas funções de forma assertiva. Uma maneira de atender esta necessidade é investindo em consultorias com profissionais experientes do mercado.

Isso ajuda a evitar desde erros até acidentes de trabalho, por exemplo. E ainda, reduz riscos relacionados ao mau uso dos ativos.

Entretanto, isso deve ocorrer com frequência, principalmente em caso de atualização das tecnologias do chão de fábrica. Afinal, este desalinhamento entre colaboradores, maquinários e processos resulta em desperdícios de matérias-primas e recursos financeiros, além de causar lentidão e queda da qualidade dos produtos.

Para completar, a capacitação é uma forma de motivar a equipe, já que funcionários motivados são mais produtivos. Além de treinamentos, vale a pena investir em melhorias, bonificações, plano de metas, ou ainda em feedbacks que contribuam com a criação de um bom ambiente de trabalho.

Como reduzir os custos e aumentar a produção têxtil?

  1. Agilize seus processos

    Para aumentar a produção têxtil, é importante melhorar a velocidade dos processos. Isso porque, quem produz mais rápido, entrega mais rápido e sai na frente do mercado. Assim, é possível atender às demandas e melhorar a experiência e fidelização de clientes.

    Entretanto, para isso, também é necessário muito cuidado, pois a “pressa é inimiga da perfeição”. Sendo assim, o controle do tempo torna-se um dos principais desafios das indústrias têxteis. Porém, existem muitas soluções para superá-lo.

    O tempo de produção, ou seja, lead time, pode ser melhorado a partir de um mapeamento dos processos.

    Ao identificar o tempo dedicado pela mão de obra e maquinário em cada etapa produtiva, fica mais fácil agir. Já falamos da capacitação de equipe acima, então, para completar esta estratégia, é importante investir na gestão da qualidade, o que reflete em mais agilidade.

    Neste sentido, avalie se a matéria-prima que você está utilizando ajuda a evitar defeitos, falhas ou gargalos, pois esta é uma causa comum de retrabalho na sua indústria têxtil. Além disso, lembre-se que um maquinário obsoleto aumenta o tempo de produção e pode prejudicar o negócio.

    Vamos aos exemplos?

    • O processo convencional de descanso pode resultar em até 48h de espera, enquanto que tecnologias como a Relaxadeira de malhas e tecidos RLX600 realiza a mesma operação em minutos com resultados surpreendentes e confiáveis.
    • E uma lavadora de amostras mais eficiente permite reduzir o desperdício de malha e tecido, com rápidas respostas nos testes de alteração dimensional-entregues em até 20 minutos.

Para completar esta dica, lembre-se de ter sempre por perto suporte de uma equipe técnica que possa atender suas necessidades com agilidade, para que você não corra risco de paradas ou atrasos na produção têxtil por falta de atendimento quando precisar.

  1. Transforme resultados com tecnologia

Com a chegada da Indústria 4.0 na produção têxtil, muitas indústrias estão se beneficiando pelo uso de equipamentos que automatizam as tarefas, enquanto aumentam a qualidade dos produtos e proporcionam mais agilidade ao processo produtivo.

Esta modernização dos ativos permite, por exemplo, a padronização dos produtos, como também a redução de desperdícios e o aumento de produtividade. Vale lembrar que equipamentos antigos têm uma vida útil menor que os modernos.

Também apresentam maior necessidade de manutenção, oferecendo mais riscos aos operadores, uma vez que contam com menos recursos de segurança.

Como reduzir os custos e aumentar a produção têxtil?

Portanto, a automação da produção têxtil possibilita aumentar a competitividade e ainda reduz a necessidade de mão de obra. A produção é otimizada e o controle de qualidade é feito com mais eficiência e agilidade, com menos contratações.

Comece a trabalhar estas dicas na sua indústria têxtil e aumenta-la!

Ao seguir as orientações que listamos na sua gestão da produção têxtil, você poderá alcançar benefícios como:

  • Redução de retrabalho para correção ou até perda completa devido a produtos fabricados fora das especificações;
  • Otimização de custos com manutenção e outros gastos gerados por máquinas ociosas ou despreparo da equipe;
  • Melhora da experiência e fidelização dos clientes, graças às entregas mais rápidas e aumento da qualidade da fabricação.

Empresas que não estão atualizando suas estratégias acabam perdendo espaço no mercado. Afinal, processos manuais e trabalhadores desatualizados causam mais problemas do que resultados.

Não há receita pronta para reduzir custos e aumentar a produção têxtil. Entretanto, existem todas estas orientações que listamos aqui. E se você começar a considerá-las em sua gestão, verá a transformação dos resultados acontecendo em pouco tempo.

Se você ficou com alguma dúvida ou quer saber quais Indicadores de Desempenho analisar para garantir a produtividade, clique e faça o download gratuito do infográfico que elaboramos sobre o assunto.

Infográfico Delta