mar 06

O controle de qualidade no beneficiamento é um processo primordial na indústria têxtil por diversos motivos. Os benefícios de atuar com máquinas, equipamentos e estratégias modernizadas se dá desde a valorização do seu produto até a redução de custos e aumento da sua competitividade no mercado. No entanto, as empresas e gestores enfrentam desafios ao adotar modelos de controle e monitoramento do trabalho.

Além disso, é necessário que os gestores entendam que o controle de qualidade não se resume a identificar falhas nos tecidos ou peças manchadas e desfiadas. Esse é um procedimento contínuo que objetiva prever e antecipar problemas no processo produtivo. Para isso, a atualização da linha de produção é indispensável.

A seguir, mostraremos a você quais são os reais ganhos para a sua indústria que são proporcionados por esse método de avaliação e monitoramento. Entenda ainda porque é necessário investir e voltar esforços para a atualização e modernização dos seus processos.

 

Benefícios do controle de qualidade no beneficiamento têxtil

O beneficiamento é um conjunto de processos que envolve diversas e complexas etapas produtivas. Você sabe bem que cada uma dessas fases, desde as etapas iniciais até o tingimento dos tecidos e malhas, está sujeita a falhas e problemas que afetam tanto o lado do cliente, quando o financeiro da sua empresa, afinal, má qualidade de matéria-prima é o resultado de erros.

Diante disso, entenda, de maneira prática, as principais vantagens de implantar o controle de qualidade no beneficiamento. Veja só.

Aumento da produtividade

Aumentar a capacidade produtiva ao mesmo tempo que reduz custos e falhas na produção é uma busca constante nas indústrias. Por meio do controle de qualidade são eliminados os riscos de erros e falhas que acabam paralisando a produção ou que demandam tempo para serem corrigidos.

 

Além disso, a potencialização da produtividade — que é o equilíbrio entre volume, eficiência e qualidade de produção —é um conceito que caminha lado a lado à automação de processos.

 

Em razão disso, a sua produção também tem ganho de tempo e eficiência. Ou seja, os mesmos processos são feitos de maneira mais rápida e sem falhas. Lembrando que a otimização e capacidade produtiva é um dos principais fatores que o leva a ter vantagens competitivas e valor de mercado.

Redução de custos

A redução de custos é uma consequência positiva de um conjunto de métodos eficientes e que são implantados em conjunto com tecnologias e modernização da produção. Primeiramente, é percebida uma economia considerável quando o controle de qualidade começa a identificar processos falhos na produção e desperdícios de tempo e matéria-prima.

 

A redução de custos é uma consequência positiva de um conjunto de métodos eficientes e que são implantados em conjunto com tecnologias e modernização da produção.

 

Com isso, é gerada uma importante economia na compra de insumos e também na eliminação de problemas que necessitam de refação em alguma etapa. Esses recursos financeiros que são economizados podem ser utilizados em melhorias da indústria, atualização de processos e na capacitação de colaboradores.

Ganho de vantagem competitiva

Para se sobressair em meio a tantos concorrentes é necessário focar na qualidade e capacidade produtiva, redução de custos e em estratégias que agregam valor aos seu produtos. Nesse sentido, o controle de qualidade no beneficiamento favorece o aprimoramento da sua produção, de maneira que tenha processos mais eficientes, assim como os métodos e ferramentas utilizados.

 

E-book]Como garantir o controle de qualidade na indústria têxtil?

 

A necessidade de evolução e atualização de processos

Não há como falar em controle de qualidade no beneficiamento sem falar sobre máquinas modernas e eficientes, ou seja, na modernização, automação e atualização dos processos produtivos. Maquinários antigos, desatualizados e sem funcionalidades eficientes são uma fonte perigosa de falhas, problemas na confecção e gastos, afinal, requerem muitas manutenções e são bastante limitadas.

Como exemplo, destacamos a Revisadeira de Malha Rev550 iConcept View. Essa é uma máquina utilizada como uma aliada de diferencial para o monitoramento da qualidade. Ela atua na inspeção da qualidade da malha crua. Com isso, ela evita que diversos problemas sejam levados para outras etapas do beneficiamento.

A revisadeira Delta permite que a sua produção se adeque à NR-12, que é obrigatória para a segurança dos colaboradores e, além disso, ainda auxilia a sua produção das seguintes maneiras:

  • oferece 50% de ganho produtivo, visto que revisa os dois lados da malha de uma só vez;
  • atende ao fator ergonômico;
  • monitora a largura e metragem dos tecidos, evitando o desperdício;
  • é fácil operação e simples manutenção, fator esse que garante o ganho produtivo;
  • equipada com sistema de sincronismo que garante a qualidade do rolo.

O controle de qualidade no beneficiamento é o processo que garantirá que cada produto esteja alinhado aos padrões da sua produção. Considerando que todo o procedimento produtivo se inicia com a matéria-prima crua, a revisadeira rev550 diminui as chances de desperdício e falhas, bem como auxilia na eficiência e produtividade de toda a linha de produção.

Agora aproveite para conferir todos os detalhes, funcionalidade e informações técnicas da Revisadeira de Malha Rev550 iConcept View e promova a atualização dos seus processos.