Controle de qualidade têxtil e a preparação de malha

nov 15

O controle de qualidade têxtil inicia muito mais cedo que o processo de confecção do produto final. Sua realização é indispensável em um dos extremos da produção: a seleção de matéria-prima.

Antes de começar a usar um rolo de malha é importante identificar possíveis defeitos, como furos e falhas. O controle permite eliminar desperdícios, reduzir custos, garantir a qualidade desejada das peças e mapear os melhores fornecedores para sua indústria têxtil.

A qualidade de um rolo de malha vai influenciar todos os resultados que serão obtidos no passo a passo da cadeia produtiva e, posteriormente, nas vendas dos produtos.

Por isso, é indispensável manter um controle de qualidade têxtil desde o momento em que receber um rolo de malha na sua empresa.

 

O que levar em conta para controle de qualidade de um rolo de malha?

Já na recepção do rolo de malha é preciso observar eventuais defeitos de fabricação e pontuar sua qualidade. Algumas normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), como a NBR 13378 e NBR 13175, ajudam a identificar problemas de acordo com o tipo de malha.

 

Controle de qualidade têxtil- Rolos de malha em depósito, que não utiliza um modelo de armazenamento colmeia, que é o mais indicado para um controle de qualidade têxtil eficiente.
Ter claro quais são seus fornecedores com maior qualidade e nível de aproveitamento por rolo é um ponto crucial para o controle de qualidade. (Fonte foto: bellatex)

Estas regras também tornam mais fácil informar fornecedores, de maneira mais clara, sobre defeitos constatados em rolos.

Entre os aspectos a considerar ao receber um rolo de malha na sua empresa, para fins de controle de qualidade têxtil, estão:

  • Largura e comprimento – Para programar o encaixe dos moldes e conseguir ter noção das perdas de malha que ocorrerão durante o corte, é essencial que a malha do rolo tenha a largura adequada. Esse critério vai afetar, de forma direta, o custo de produção da sua indústria.
  • Imperfeições – Falta de fio, esgarçado de trama, manchas, malha apelotada e ourela rasgada são apenas alguns dos defeitos de fábrica que podem ser observados em um rolo de malha. Essas imperfeições poderão causar problemas nas peças produzidas.
  • Gramatura – É pela gramatura – massa por área de malha, medida em gramas/m² – que uma malha pode ser identificada como leve, média ou pesada. Pode parecer dispensável, mas este critério vai tornar mais fácil a escolha da agulha e da linha de costura que será usada na confecção das peças.

 

+Saiba mais: O que é controle de qualidade? Como funciona na indústria têxtil?
+Saiba mais: Como modernizar o controle de qualidade na confecção?

 

Como fazer controle de qualidade têxtil baseado em dados

Após conferir a quantidade de rolos de um pedido recém-chegado a sua empresa, o ideal é fazer imediatamente a verificação da regularidade metrológica, ou seja, da largura e comprimento de cada rolo de malha.

O uso de tecnologia proporciona precisão nessa tarefa, como você pode conferir neste artigo sobre controle de qualidade na era da Indústria 4.0.

 

Controle de qualidade têxtil-Demonstra alguém utilizando um computador com diversos dados para gerir o controle de qualidade têxtil.
Ter acesso ao dados atualizados de tudo que foi recebido, com informações como número de furos e manchas por rolo, é um passo básico para que o controle de qualidade seja eficiente na preparação de malha.

Através de máquinas inteligentes como a Revisadeira de malhas REV150 iConcept View da Delta Equipamentos é fácil inspecionar rolos de malha.

Seja na hora de receber matéria-prima, ou em qualquer outra fase da produção que exija o controle de qualidade têxtil da malha, a Revisadeira facilita a análise de defeitos e a classificação dos rolos.

O operador do equipamento observa todos os problemas de cada rolo e registra em um mapa de defeitos. Este relatório é inserido no sistema para o controle de qualidade têxtil.

 

Controle de qualidade têxtil-E-book-Como garantir o controle de qualidade na indústria têxtil?

 

A triagem

Possibilita uma seleção qualitativa e o direcionamento de cada rolo de malha para a confecção do produto ao qual oferecerá melhor aproveitamento.

Esse benefício torna-se um grande diferencial competitivo para a indústria têxtil, que passa a executar um controle de qualidade efetivo.

A gestão baseada em dados revela quais são os piores e os melhores fornecedores da sua empresa. Além do que, gera economia pela redução de desperdícios, amplia o aproveitamento da malha, permite a padronização de processos, e é mais moderna e eficiente.

 

+Saiba mais: Como modernizar o controle de qualidade na confecção?
+Saiba mais: Manufatura avançada na Indústria Têxtil. Controle de qualidade na era da Indústria 4.0

 

Vantagens da gestão focada em dados

Entre os maiores benefícios de uma gestão focada em dados estão o controle e a padronização de processos. No entanto, eles não são as únicas vantagens obtidas pela implantação de um sistema de gestão empresarial, como o ERP.

O Planejamento dos Recursos da Empresa ou Enterprise Resource Planning (nome original), permite o gerenciamento de uma série de tarefas por um software ou por pessoas.

Basicamente, o ERP confere maior fluência à transmissão de informações. Além de permitir tomadas de decisões mais assertivas e de forma muito mais ágil.

 

Controle de qualidade têxtil-Dados sobre o controle de qualidade têxtil sendo apontado na tela de um computador.

Com o uso de um sistema ERP é possível coletar e organizar dados de diversas etapas da cadeia produtiva e de diferentes setores de uma empresa.

Isso assegura que gestores tenham acesso a indicadores de performance em tempo real e possam realizar intervenções em qualquer fase ou área de produção, em momento oportuno.

Uma das iniciativas provocadas pela análise de dados do controle de qualidade têxtil, por exemplo, seria identificar o fornecedor mais barato em relação ao custo final de um produto.

 

+Saiba mais: Padronização da qualidade: metodologias essenciais
+Saiba mais: Gestão de qualidade: como sanar problemas com RNC’s

 

Confira outras vantagens do uso de dados na gestão da indústria têxtil:

  • Visão clara dos recursos e insumos;
  • Pleno entendimento da produção;
  • Redução de erros e falhas;
  • Aumento da produtividade.

Quer entender melhor sobre controle de qualidade na produção têxtil? Então baixe nosso e-book “Como garantir o controle de qualidade na indústria têxtil“.

Se ficou interessado em descobrir como a Revisadeira REV700 funciona entre em contato com a Delta Equipamentos.