Economia circular

ago 21

A economia circular é um dos temas que se relacionam com a sustentabilidade na indústria têxtil.

O conceito envolve a junção de atividades para a utilização de recursos que viabilizem a prática da reutilização de matérias-primas e reciclagem, de modo a melhorar o impacto e a relação das fábricas com o meio ambiente.

Neste artigo você vai ver como é possível utilizar a economia circular para melhorar o uso dos recursos sustentáveis, e como gerar novas formas de consumo proporcionando mais economia e preservação do meio ambiente.

O que é a economia circular?

Primeiramente, vamos entender melhor o conceito de economia circular.

Ao contrário da produção linear, onde as matérias-primas se transformam em produtos, seguem no fluxo de comercialização e após isso são descartadas, a economia circular busca uma fabricação mais consciente. Os produtos são pensados já para serem reaproveitados em fluxos cíclicos, em um método chamado Cradle to Cradle (do berço ao berço).

De acordo com uma pesquisa da CNI – Confederação Nacional da Indústria, apresentada pelo site da ABIT – Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção, mais de 76% das indústrias nacionais praticam iniciativas da economia circular mesmo sem saberem.

Segundo os números, 70% das pessoas responderam não ter ouvido falar sobre o assunto circular antes da pesquisa, embora a maior parte já desempenhasse práticas relacionadas ao tema em suas empresas. Um dado ressalta a importância estratégica do assunto. Como o levantamento teve um caráter esclarecedor, ao fim do questionário, 88,2% avaliam a economia circular como importante ou muito importante para a indústria brasileira.

Economia circular

Fonte: ABIT.

O sistema de produção têxtil tem grande importância, visto que é difícil imaginar o mundo sem os produtos têxteis. Em nosso dia a dia estamos diretamente em contato, seja com a roupa que vestimos ou com a toalha que usamos, por exemplo.

Nesse âmbito, podemos incluir a indústria da moda com alto poder de destaque principalmente no Brasil e na Europa. A moda dita tendências e as pessoas seguem. Dessa forma, trazer modelos de fabricação e consumo sustentáveis contribuem para o crescimento da economia circular.

Continue a leitura para entender melhor como a economia circular funciona!

Como a economia circular funciona e qual o seu objetivo?

A economia circular funciona a partir da obtenção de recursos que vêm desde a fabricação têxtil até o consumidor final. Para a produção de tecidos, a indústria depende do petróleo para a produção de fibras sintéticas, dos fertilizantes para o cultivo do algodão e de produtos químicos utilizados em corantes e acabamento, como tinturas.

Devido à pandemia que iniciou em 2020, a indústria sofreu com o acesso às matérias-primas, tanto para a demanda como para os valores, fazendo com que muitas empresas começassem a pensar em recursos sustentáveis.

É valido destacar que a sustentabilidade é uma forma de aderir às práticas que vão gerar mais economia para a indústria. Reaproveitar e reciclar recursos contribui para gerar menos impactos negativos ao meio ambiente e evita uma escassez futura de materiais.

Ainda nesse viés, é importante saber que os consumidores estão cada vez mais atentos nos propósitos das empresas, olhando não somente para os produtos, mas sim para o modo como a empresa se comporta. Sendo assim, é necessário abrir o olhar para um consumidor que está mudando a forma de consumo.

Isso contribui também para a sustentabilidade na produção têxtil, visto que quanto mais se consome, mais irá se produzir.

Conforme a Febratex, em média, cidadãos europeus descartam 11kg de têxteis por ano, sendo que as peças de roupas normalmente são usadas apenas 7 ou 8 vezes. Ao mesmo tempo, o mercado europeu registrou um forte aumento nas vendas de roupas nas últimas duas décadas, com um salto de 40% em peças de roupas compradas por pessoa.

Entenda o objetivo da economia circular

O objetivo da economia circular é oferecer para as indústrias um sistema de produção que utilize do reaproveitamento dos tecidos, podendo ser reutilizados, refeitos e reciclados, pensando no uso de matérias-primas mais sustentáveis.

Ela está baseada em promover ações de responsabilidade socioambiental, envolvendo pessoas e empresas a fim de repensar novos projetos, reduzir impactos e resíduos, reutilizar produtos e reciclar materiais e energia.

Já é comum iniciativas do governo onde empresas reutilizam recursos de outas empresas, colaborando por um sistema sustentável em conjunto. Desta forma, é possível conscientizar e trazer para a sociedade novas formas de consumo.

Como aplicar a economia circular na indústria têxtil?

A seguir veremos algumas práticas que você pode aplicar para trazer a cultura da economia circular para a sua indústria têxtil.

 

  • Promova o desenvolvimento de novos sistemas

 

A indústria têxtil pode promover o desenvolvimento de novos sistemas e infraestruturas que alinhem os sistemas de coleta, para trazer ao mercado o consumo de materiais secundários.

 

  • Invista em materiais e produtos de qualidade

 

Investir em produtos de alta qualidade e durabilidade é uma boa estratégia para a aplicação da economia circular. Para a produção ser mais sustentável, é preciso priorizar os materiais renováveis e recicláveis.

Produtos recicláveis e de maior durabilidade oferecem oportunidades para estes serem reutilizados e reaproveitados.

 

  • Fique atento aos incentivos do mercado

 

No Brasil, segundo a Confederação Nacional da Indústria, no Mapa Estratégico da Indústria 2018 – 2022 a economia circular é vista como uma oportunidade de utilizar os recursos de maneira mais eficiente, aumentando a competitividade dos negócios.

O Mapa Estratégico estabelece metas para um uso mais sustentável dos recursos naturais, e tem como principal proposta a gestão de resíduos, com um olhar voltado principalmente para o plástico, aumentando a proporção de reciclagem desse material dos atuais 9,8% para 12,5% até 2022.

 

  • Escolha fornecedores que também atuem com foco na sustentabilidade

 

Se o seu objetivo é contribuir com a Economia Circular, as negociações e aquisições da sua indústria precisam estar adequadas ao propósito da sustentabilidade. Isso envolve realizar uma boa seleção de fornecedores e estabelecer um relacionamento de parceria com aqueles que ajudam a tornar seus processos mais sustentáveis.

Sua indústria aplica a Economia Circular?

A economia circular oferece muitas vantagens tanto para as indústrias, como para o consumidor, e claro, para o meio ambiente.

Práticas mais sustentáveis eliminam resíduos jogados tanto em água como na terra, fazendo com que o meio ambiente sofra menos impactos negativos. Assim, a qualidade de vida melhora e podemos utilizar os recursos naturais de forma mais eficaz.

Além disso, a economia circular gera mais economia para as empresas, melhora da gestão operacional e produtiva.

Sendo assim, podemos concluir que a economia circular é um processo que deve ser pensado de forma estratégica pela indústria têxtil.

Esperamos que com este artigo você tenha aprofundado seu conhecimento sobre o tema, e esteja pronto para buscar as melhores maneiras de aplicar a Economia Circular na sua indústria.

Para receber em seu email mais conteúdos como este, além de dicas e materiais gratuitos sobre o mercado têxtil, cadastre-se em nossa newsletter!