jan 30

Não são poucas as empresas que necessitam de ajuda em seu processo de beneficiamento têxtil. O embalamento de produtos, logo no início da cadeia produtiva, pode se tornar um desafio quando realizado de modo manual ou com equipamentos ultrapassados.

Porém, atualmente já existem tecnologias que eliminam diversos problemas desta etapa, auxiliando na produtividade, redução de desperdício e aumento do lucro. Continue a leitura e confira quais desafios podem ser enfrentados por meio de equipamentos mais modernos!

Embalagens de pouca qualidade

Embalagens de pouca qualidade e que acabam afetando a proteção aos rolos é um problema que pode trazer consequências comerciais. Já imaginou integrar o corte de tubetes, a embalagem o sistema de pesagem, o túnel de encolhimento total e descarte de rolos em uma única operação? Com isso, a embalagem se torna padronizada e a qualidade fica assegurada nas etapas seguintes.

Não é mais uma hipótese, com uma embaladeira automática de rolos é possível obter esses benefícios, uma vez que ela consegue realizar a integração desses processos. Em casos de empresas com três turnos, por exemplo, ela pode inclusive reduzir o processo, eliminando o terceiro turno e otimizando a linha de produção.

 

Banner do e-book: evolução da confecção 4.0.

 

Desperdício de matéria-prima

Se a sua empresa realiza o embalamento de rolos de maneira parcial ou completamente manual, provavelmente você já teve ou ainda tem problemas com desperdício de materiais.

Afinal, rebarbas e desperdícios durante a produção inicialmente podem parecer bobagem, mas no final das contas acabam pesando no orçamento da empresa.

A embaladeira automática de rolos conta com um sensor a laser que determina o diâmetro do rolo e utiliza somente a quantidade de plástico necessária, eliminando o desperdício e reduzindo os custos com a matéria-prima em até 30%.

 

Você já leu esses?

 

Equipamento não adequado a NR12

A Norma Regulamentadora número 12, ou NR-12, consiste em normas que garantem que máquinas e equipamentos sejam seguros para o uso do trabalhador. Ela exige que os equipamentos sigam uma série de exigências.

A Secretaria do Trabalho realiza vistorias e, caso os equipamentos não estejam adequados a essa norma, eles podem emitir multas que podem chegar a 50 vezes o valor de referência do equipamento. Além disso, uma máquina pode receber mais de uma multa por inadequação, elevando ainda mais os valores. É importante estar atento aos equipamentos adquiridos, incluindo os do processo de beneficiamento têxtil.

 

 

Baixa produtividade e erros no acabamento

Outro ponto que deve ser observado é que os processos manuais acabam dependendo da produtividade dos operadores, além de estarem sujeitos a falhas humanas. Quando automatizado, o embalamento dos rolos se torna mais ágil e preciso, aumentando cerca de 80% da produtividade.

Além disso, o túnel de encolhimento confere a embalagem um bom acabamento, praticamente eliminando a possibilidades de rupturas por manuseio inadequado. Por fim, o descarte dos rolos finalizados para a expedição é feito totalmente automatizado, descartando os rolos sobre o carro transportador.

 

Você já leu esses?

 

 

Dificuldade de destacar-se da concorrência

Além das vantagens citadas, ao optar pela modernização do beneficiamento têxtil é possível iniciar o processo de adaptação do seu parque industrial para a Indústria 4.0. Com isso, ganha-se vantagem competitiva, destaque dos concorrentes (ao oferecer um produto melhor) e ainda se reduz os custos.

Por fim, o investimento realizado é pago dentro de alguns meses por conta da economia gerada. Ou seja, quem opta por esse tipo de investimento só tem a ganhar.

A embaladeira automática de rolos EWB700 iConcept Packing é um dos produtos mais eficientes do mercado, de fácil operação e manutenção, além de ser uma tecnologia 100% brasileira.

Ela é ideal para centros de distribuição e venda de malhas e tecidos em rolos, além de também poder ser utilizada na indústria de papel, laminados, não tecidos e segmentos semelhantes. Conheça melhor este produto!