Enfesto

mar 24

Com a evolução tecnológica nas indústrias têxteis, o processo de enfesto foi uma das etapas mais beneficiadas, hoje é possível otimizar a operação de estender os tecidos em enfestos com ajuda tecnológica, obtendo alto desempenho.

Na era da indústria 4.0 investir em recursos digitais é ideal, com a otimização do processo a indústria aumenta a qualidade do processo produtivo e facilita os próximos procedimentos: corte e costura.

O corte e costura é facilitado pois no enfestamento é possível entregar o tecido em melhores condições para o procedimento.

Entenda mais como as tecnologias podem levar as indústrias têxteis e de confecção a alto desempenho e qualidade.

 

Métodos de enfestar tecido na indústria têxtil

Há diversos métodos de enfestar tecido, vamos citar os mais usados na indústria têxtil. Um deles é demorado, suscetível a falhas e retrabalho, o outro método é baseado na indústria 4.0 que imprime agilidade e qualidade ao processo. Veja a seguir.

Enfesto mecânico:

É feito com auxílio de máquinas enfestadeira, o qual transporta o rolo de tecido de um lado para o outro ao longo da mesa de corte, com uma ou duas pessoas deslocando a máquina sobre a mesa.

Este processo é suscetível a erros, não é otimizado e ágil. Prejudicando todo o processo de confecção de uma indústria, entenda como a tecnologia torna esse processo de econômico.

Enfesto 4.0:

É feito com auxílio de máquina automatizada, o qual programa-se o comprimento do enfesto, o número de folhas de tecido e o tipo de enfesto, e aí a enfestadeira estende o tecido sozinha.

Portanto, o trabalho de enfestar pode ser executado com velocidade e qualidade, melhor aproveitamento de matéria-prima e menores chances de retrabalho, o que eleva os lucros da empresa.

 

 

Como a tecnologia potencializa a execução dos enfestos em uma confecção

Na era da Indústria 4.0, o trabalho de enfestar pode ser executado com velocidade e qualidade, melhor aproveitamento de matéria-prima e menores chances de retrabalho, o que reduz os custos.

Enfesto não se resume à sobreposição de camadas

Se pensarmos que um enfesto não se resume à sobreposição de camadas, está também relacionado a:

  • Boa orientação do fio;
  • Ao alinhamento de ourela;
  • Evitar problemas de escorregamento do tecido;
  • Diferenças de brilho ou de tonalidade.

No momento em que uma confecção implementa a automação na etapa dos enfestos, o primeiro benefício que ela perceberá será o emprego mais inteligente da mão de obra.

Relacionados:

 

A diferença do método manual e automatizado

Se no método manual é necessário, na hora de enfestar, que dois funcionários puxem o tecido folha por folha sobre a mesa de corte, com o equipamento automático é preciso apenas um colaborador.

O qual irá inspecionar a qualidade e a eficiência dos enfestos e realizar ajustes, quando for o caso, por meio de comandos em um dispositivo touchscreen.

 

Benefícios da automação de enfesto para produções elevadas

As tecnologias automáticas são também mais recomendadas para produções elevadas, isto é, alto volume de produção.

Com a automação dos enfestos, sua empresa consegue programar a máquina para que ela dê início a novos processos de enfesto com o término de um tecido, proporcionando fluxo contínuo na sua fabricação.

Além disso, as máquinas são:

  • Mais rápidas;
  • Precisas;
  • E estão menos sujeitas a erros;

O que impacta diretamente no financeiro, reduzindo custos operacionais e melhor rentabilidade para o seu negócio.

Tecnologias automáticas são projetadas especialmente para assegurar características essenciais dos enfestos, como:

  • Tecido alinhado nas duas bordas;
  • Ausência de tensão no tecido, podendo fazer com que as peças cortadas fiquem menores do que o previsto na modelagem;
  • Ausência de enrugamento e bolhas de ar dentro do enfesto, podendo causar distorções no corte.

Você se interessou em adotar tecnologias relacionadas com a etapa dos enfestos?

Então confira: como empregar alto desempenho e qualidade no processo de enfesto?

Este tópico vai mostrar como é possível atingir o objetivo de maximizar o desempenho e a qualidade dos seus enfestos:

 

E-book]Como garantir o controle de qualidade na indústria têxtil?

 

Como empregar alto desempenho e qualidade no processo de enfesto?

Entenda como o processo de enfesto pode ter alto desempenho e qualidade, aumentando os lucros e diminuindo o retrabalho e erros.

Enfestadeira automática

Entre as vantagens que uma enfestadeira de última geração pode oferecer à sua empresa está a versatilidade que este maquinário propicia ao processo de enfesto.

Quando o assunto é melhorar a produtividade e atingir escalabilidade, o apoio tecnológico é indispensável.

Uma enfestadeira automática permite programar diversos enfestos por dia, quantidade de camadas, reposição de rolos de tecido reserva e a utilização de várias mesas de corte simultaneamente.

Integração de máquinas e sistemas

A integração de máquinas e sistemas permite o alto desempenho e qualidade, uma vez que agiliza o processo de realização dos enfestos de uma empresa.

Quando as etapas do enfesto estão interligadas dentro de um sistema organizado, onde há uma comunicação sem ruídos temos uma maior assertividade, velocidade e qualidade favorecendo as indústrias têxteis.

 

Conclusão

O apoio das tecnologias permitem alto desempenho aos processos têxteis, assim como o enfesto reduzindo as falhas e retrabalhos que reduzem os lucros da empresa.