feiras têxteis

jan 20

Feiras têxteis são importantes eventos para adquirir conhecimento e fazer negócios. Além disso, as conexões geradas nesse tipo de ambiente podem ser úteis no futuro, aprimorando o networking.

Por isso, nesse texto você verá a importância desses eventos, as feiras que a Delta Máquinas Têxteis participou em 2021, e em quais estaremos presentes este ano levando mais novidades.

Boa leitura!

A importância de participar das feiras têxteis

As feiras têxteis são ambientes férteis para o desenvolvimento do seu negócio. Participar desses eventos, independente do porte da sua empresa, ajuda a aprimorar o seu olhar estratégico e estimula a geração de novas ideias.

Apesar de ser um ano ainda de incertezas, considerando a crise hídrica e a recuperação econômica, o mercado têxtil em 2022 tem uma previsão esperançosa. Conforme os dados da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), citados pela TexBrasil, o setor tende a crescer 7,4%, em 2022, se comparado com os números do período anterior, podendo chegar a 2 milhões de toneladas produzidas.

Já para a receita, é esperado mais de 57 bilhões de reais para esse novo ano. Essa quantidade resulta em um aumento de 9,2% se comparado com o período anterior.

Dessa forma, estar atento ao cenário e as atualizações que favorecem o desenvolvimento do seu negócio é fundamental para a saúde e crescimento do mesmo. E as feiras têxteis são o melhor ambiente para adquirir conhecimentos.

Logo, é possível participar dos eventos com estande de parceiro, próprio ou até mesmo como visitante. De toda maneira, a evolução profissional é garantida, já que a troca de informações e contatos são essenciais para insights e inovação.

Os benefícios para o seu negócio ao participar das feiras

feiras têxteis

Seja qual for a sua forma de participação escolhida, tendo em vista que dependerá do seu modelo e objetivos de negócio, estar presente nessas feiras pode trazer alguns benefícios.

O principal é o mais conhecido: conhecer as novidades do setor. As feiras são um ambiente produtivo para lançar novos produtos, serviços ou apresentar novas ideias. Aqui a inovação é a palavra-chave para melhor atualização, planejamento estratégico e desenvolvimento da área.

Contudo, há outras vantagens. Uma delas é o largo conhecimento adquirido de todo o ciclo produtivo do setor têxtil. Se você sente que há alguma área em que não está familiarizado e pretende aprimorar, essa é a sua chance. Assim, ficará mais simples de entender os processos do seu negócio e como otimizá-los.

Além disso, há o networking com profissionais do segmento têxtil e com referências no setor. As palestras, debates e conversas são enriquecedoras para motivar e compartilhar experiências. E ainda, abrem portas para oportunidades de negócios futuros e aumentam sua lista de contatos.

Por fim, ainda há a possibilidade de fazer um levantamento das concorrências e analisar o que tem sido feito. Assim, você consegue entender o que funciona e o que não. O que ajuda, também, a compreender o nível de competitividade e de produtividade do seu negócio perante os demais.

Vale destacar que ao posicionar sua empresa como expositor, você estará adquirindo esses benefícios e notoriedade. Será mais fácil dos profissionais te conhecerem sem a necessidade de ir em busca por mais contatos.

Retrospectiva das feiras que aconteceram em 2021

O ano de 2021 foi marcado por grandes feiras têxteis e a Delta Máquinas esteve presente nelas.

Nos dias 18 a 21 de outubro a Fespa Digital Printing aconteceu em São Paulo (SP), no Expo Center Norte. E foi nesse evento que a Delta apresentou, no estande do parceiro comercial Diskprint, uma solução inédita para a fase de pré-tratamento: a Preparadora para Impressão Digital (PID100).

Já a Exintex aconteceu nos dias 26 e 29 de outubro. Dessa vez, a Delta foi até Puebla, no México, para participar desse grande evento e apresentar o seu portfólio para um público internacional.

Esse também é um evento de autoridade e credibilidade no setor, sendo uma das referências na América Latina. A feira reúne mais de mil expositores e soluções que englobam toda a cadeia produtiva da área.

As principais feiras têxteis para 2022

Agora que entendemos os benefícios da participação em feiras do setor, confira a seguir dois dos maiores eventos do setor têxtil para o ano de 2022, nos quais a Delta Máquinas Têxteis marcará presença.

Vale destacar que as duas feiras são excelentes para encontrar os principais players do setor têxtil, ampliar a sua atuação nesse mercado e gerar novas oportunidades de negócios.

Colombiatex

A Colombiatex é uma feira com história no mercado. A primeira edição foi em 1980, sendo considerada a primeira feira voltada para o segmento têxtil na América Latina.

Esse é um evento bastante reconhecido no setor por ter uma grande quantidade e qualidade de expositores. Além disso, essa é uma feira que geralmente acontece no início do ano, abrindo espaço para a conversa sobre inovação logo nos primeiros dias de janeiro.

O evento internacional ocorrerá nos dias 25 a 27 de janeiro, em Medellín Colombia Plaza Mayor. A Delta Máquinas Têxteis participará da feira com um estande próprio.

Febratex

A Feira Febratex é um evento para indústria têxtil e de confecções que também é bastante reconhecida. A última edição arrecadou números importantes. Foram 300 expositores, 50 mil visitantes e 2400 marcas.

A edição desse ano será realizada no Parque Vila Germânica, no Bairro da Velha, em Blumenau, Santa Catarina, nos dias 23 a 16 de agosto. A Delta Máquinas Têxteis também irá participar com um estande próprio.

Próximos passos

Esse conteúdo demonstrou a importância de saber aproveitar o ambiente das feiras têxteis para favorecer e fortalecer o seu negócio. Estar atualizado com as novidades e as pesquisas do mercado é o melhor caminho para montar as estratégias do seu negócio e otimizar os processos produtivos.

Se você quer se preparar ainda mais para as feiras e esse novo ano, baixe gratuitamente o nosso guia sobre inovação e parceria para reduzir custos e aumentar a competitividade da sua indústria.

feiras têxteis