abr 06

Uma boa gestão de fornecedores é essencial para a continuidade das atividades da sua empresa, permitindo, assim, maior produtividade e qualidade nas entregas. Por isso, é necessária uma análise completa antes do fechamento do negócio, para garantir o sucesso da parceria.

Sendo assim, neste texto reunimos tudo que você precisa saber sobre controle de fornecedores e como isso pode impactar a sua indústria têxtil.

Boa leitura!

O que é gestão de fornecedores?

A gestão de fornecedores vai muito além da escolha por provedores. A gestão está intimamente ligada aos processos do ecossistema que compõem o relacionamento com os fornecedores. Isto é, significa administrar e organizar as etapas da cadeia produtiva relacionadas a este setor, como gerenciamento de matéria-prima, suprimentos, produtos, ferramentas e equipamentos.

De acordo com documento Gestão de Fornecedores, da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), esse controle faz parte da estratégia de negócio de qualquer empresa. A importância desse setor está ligada ao impacto direto na produção de qualidade e no preço final do produto fornecido.

Por isso, é indispensável um bom gerenciamento da cadeia de fornecedores, além de um bom relacionamento, para manter vantagem competitiva no mercado”.

Vale destacar que só no Brasil, a indústria têxtil possui mais de 24 mil unidades formais produtivas, segundo a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit).

Ainda citando o documento da FNQ, a gestão de fornecedores está dentro das estratégias de compra do negócio. E o processo dessa administração, de maneira resumida e agrupada, consiste em:

  • Seleção de provedores;
  • Homologação de fornecedores;
  • Classificação das parcerias;
  • Monitoramento e avaliação do desempenho.

E ainda, há quatro tipos de estratégia para essa gestão. A primeira é a Single Sourcing. Isso diz respeito à tática de ter fornecedores exclusivos para determinados produtos e ferramentas. Já a Multiple Sourcing corresponde à prática de ter vários fornecedores para um único produto.

Enquanto isso, a Global Sourcing representa a possibilidade de ter provedores internacionais. E por fim, a Rede de Fornecedores aborda o ecossistema constituído por parceiros diretos e indiretos (aqueles que fornecem para os seus fornecedores).

Quais são os benefícios dessa prática?

gestão de fornecedores

Um parceiro especializado, com autoridade e credibilidade, é fundamental para uma atuação mais produtiva e eficiente da sua indústria. Ele é a ponte direta entre o que é produzido e as ferramentas necessárias para que isso aconteça. Sem a competência na entrega, o atraso e perda financeira acontecerão.

Dessa maneira, os benefícios de uma boa gestão de fornecedores estão relacionados a essas questões. Com uma organização, acompanhamento e avaliação de perto desses parceiros, ficará mais fácil controlar a entrega e evitar perdas.

E claro, com a administração e com a documentação sobre erros e quebras de contato, será mais simples identificar aqueles que foram irregulares e irresponsáveis. E, assim, evitar contratações futuras.

Portanto, em resumo, as principais vantagens de uma boa gestão são:

  • Redução de custos;
  • Menor perda de insumos;
  • Maior otimização;
  • Melhora na produtividade e eficiência;
  • Redução de imprevisto;
  • Produção preditiva;
  • Melhora na qualidade final;
  • Preços mais competitivos.

Boas práticas necessárias para aplicar esse modelo de gestão

Assim, torna-se cada vez mais importante adotar um maior controle de fornecedores têxteis. Para uma indústria mais inteligente e ágil, os parceiros precisam estar presentes em diversas áreas.

Se engana quem pensa ser necessário somente se atentar com aqueles responsáveis pelas entregas de materiais. Os fornecedores na indústria têxtil estão presentes também nas entregas de máquinas, equipamentos e ferramentas tecnológicas, ágeis e automatizadas, com o intuito de aprimorar a produção.

A seguir reunimos uma lista com boas práticas para você selecionar, administrar e manter um bom relacionamento com os fornecedores na sua indústria.

Faça uma boa seleção de fornecedores

A primeira boa prática é a realização de uma pesquisa de mercado. Selecione as empresas com recomendações e avaliações positivas. Procure por aquelas que são conhecidas por sua competência, credibilidade e responsabilidade socioambiental.

Em seguida, faça uma lista com as melhores opções e analise os status jurídicos de cada uma. Veja se não há nenhuma irregularidade e se funcionam de acordo com as normas e leis do setor.

Pense se há a possibilidade de visita para analisar o ambiente. Leve o tempo que precisar durante o contato. Assim, você perceberá qual deles possui uma venda consultiva e de qualidade.

Por fim, não deixe de negociar para gerar um maior alinhamento entre as duas partes.

Esteja atualizado com as demandas e novidades do mercado

A indústria têxtil é o setor que mais sofre com as intervenções e transformações do mercado e dos consumidores. Além disso, o Brasil é um dos grandes players desse ramo. Isso impacta diretamente na implementação de inovações e tendências para estar sempre atualizado quanto às demandas e novidades.

Por isso é fundamental entender e planejar essa gestão. Se os seus fornecedores não estão adequados às normas e as tendências do setor, automaticamente, o seu negócio também não estará ao optar por fechar a parceria.

E ainda, é preciso estar atento às sazonalidades, mudanças de estação e previsões da moda, por exemplo. Tudo isso impacta diretamente em uma boa gestão.

Aposte em tecnologia de gestão

Assim como qualquer outro tipo de gestão, a tecnologia é fundamental para auxiliar nas tarefas diárias. Com a automatização fornecida por softwares administrativos, a otimização é garantida.

A programação de atividades e de serviços passa a ser mais eficiente. Para acrescentar, os softwares ainda permitem anotações e documentações de informações importantes para uma gestão eficiente e com base em dados. Isso colabora com a geração de insights e com um controle mais inteligente e assertivo.

Se atente aos contratos

A tecnologia de gestão também facilita o maior cuidado com os contratos. É preciso estar atento às datas de vencimento para não ocorrer atrasos na renovação e, consequentemente, nas entregas. Bem como, para evitar problemas jurídicos.

Para isso, é necessário realizar novas análises dos próximos passos. Como foi a experiência? O fornecedor realizou boas entregas? Ele continua adequado às novidades e tendências do mercado? Essas e outras questões precisam ser respondidas durante a avaliação de renovação.

Realizar essas práticas de maneira preditiva permite que a sua indústria esteja sempre em movimento e não pare a produção.

Tenha bons relacionamentos

Por último, mas não menos importante, é indispensável a construção de bons relacionamentos. Para garantir essa característica deve-se manter uma comunicação clara, direta, objetiva e empática.

Bons relacionamentos geram parcerias duradouras e bem-sucedidas. A transparência permite um trabalho em conjunto mais qualificado e que busca satisfação para ambos os lados.

O importante, em todo o momento de contato, é realizar ações que se completam. Por isso, tenha como um dos principais objetivos da sua gestão a manutenção desse relacionamento e do crescimento da parceria.

A Delta Máquinas Têxteis como fornecedora

gestão de fornecedores

A Delta Máquinas Têxteis é uma empresa focada no desenvolvimento de máquinas tecnológicas e de qualidade, visando a automação. Oferecemos, também, consultoria dos processos têxteis com o intuito de agregar valor à sua produção e colaborar com maior eficiência para a Indústria Têxtil Nacional e Internacional.

Somos especialistas no desenvolvimento e fabricação de máquinas têxteis, buscando sempre a otimização da gestão, qualidade de processos e a adequação aos conceitos da indústria 4.0.

Assim, nossas entregas são cada vez mais inteligentes, garantindo competitividade e produtividade com o menor custo.

Seja um parceiro da Delta

Esse artigo demonstrou a importância de realizar uma boa gestão de fornecedores para garantir o sucesso da sua empresa e ter bons resultados na sua produção. Lembre-se da necessidade de realizar pesquisas antes de fechar negócio para avaliar e selecionar somente aqueles com credibilidade e autoridade no mercado.

E se deseja compreender como uma parceria com a Delta pode entregar inovação para a sua indústria, baixe gratuitamente o nosso guia:

gestão de fornecedores