indústria 5.0

dez 14

A Indústria 5.0 é a mais nova das mudanças que o setor vem sofrendo há anos. É possível perceber que desde a revolução industrial há um crescimento exponencial e imparável em busca de inovação e adequação às novas tecnologias.

Isso reflete a necessidade que os consumidores vêm trazendo, cada vez mais, para as empresas e indústrias que precisam constantemente se renovar para garantirem seus lugares no mercado.

Muito já se falou sobre a Indústria 4.0. Contudo, hoje é preciso estar atento ao conceito de Indústria 5.0. Dessa forma, você verá neste artigo o que isso significa, e como adequar a sua indústria têxtil a este contexto!

O que é a Indústria 5.0?

indústria 5.0

Também conhecida como a 5ª Revolução Industrial, a Indústria 5.0 surge como uma mudança na relação entre o homem e as máquinas, buscando assim o equilíbrio entre esses dois atores.

O principal foco da quinta geração é trazer toda tecnologia e os recursos dos seus antigos modelos, para uma nova era: a era da tecnologia e informação. O intuito é gerar uma incrível combinação entre inovações tecnológicas com a criatividade e inteligência humana.

Logo, é preciso destacar que o foco dessa nova geração está na responsabilidade social, inclusão, qualidade de vida e colaboração.

Assim, segundo um estudo sobre essa nova geração da indústria, “a 5.0 opera baseada no conceito da personalização de produtos, interconectada com plataformas digitais para auxiliar neste processo produtivo integrado.”

Essas evoluções tecnológicas, com o passar dos anos, sempre deixam uma pergunta: as novas tecnologias vão substituir todo o trabalho humano um dia?

A quinta geração surgiu para desmistificar essa questão. Essa geração vai unir o melhor de ambos os lados. Ou seja, a eficiência e segurança das novas tecnologias com a inteligência, humanização e criatividade que só o ser humano tem, podendo assim alcançar patamares ainda maiores.

Ainda que a inteligência artificial esteja sendo estudada há muito tempo, e sendo utilizada desde a Indústria 4.0, não é possível substituir uma pessoa nesse quesito. Tendo em vista que todas essas mudanças são como uma via de mão dupla: da mesma forma que as máquinas facilitam nossos processos, nós as atualizamos.

É possível ver os principais benefícios desse novo modelo:

  • Maior otimização dos custos: a parceira entre homem e máquina tende a melhorar os processos, evitando retrabalhos e desperdícios. Dessa forma, ocorre uma maior otimização nos custos de produção;
  • Melhora no relacionamento com o meio ambiente: o setor tem estado mais atento e consciente com o impacto das ações no meio ambiente. Logo, as tecnologias dessa geração tendem a surgir pensando em uma produção mais sustentável;
  • Personalização com toque mais humano: a personalização é uma tendência crescente no mercado industrial. Os consumidores estão em busca, cada vez mais, de produtos customizados. Então a máquina trabalha em conjunto com o homem para trazer esse toque de personalização nos produtos.

Indústria 5.0 no setor têxtil

A quinta geração da indústria chega para modernizar processos no setor, buscando sempre a excelência da produção. Contudo, é possível perceber impactos, principalmente, nos níveis administrativos.

Ainda de acordo com o estudo citado anteriormente, é possível ver algumas mudanças no setor têxtil. “A principal diferença que pode ser mensurada entre o modelo atual de confecção e um modelo relacionado à Indústria 5.0, é o de que a linha de produção é alterada para pequenas mini-linhas produtivas que irão confeccionar produtos individualizados.”

O estudo ainda afirma que o papel do gerente tende a ser alterado. Isso porque o diretor vai passar a exercer os dois papéis, graças ao controle de planejamento da empresa, por meio das plataformas digitais.

Dessa forma, na linha de produção não será necessário ter líderes e nem supervisores, visto que esse setor será construído de forma automatizada. Contudo, como já foi citado, o trabalho humano não é excluído. Agora é necessário ter um analista para fazer o estudo dos dados gerados pelas máquinas e ferramentas. Para, assim, identificar pontos estratégicos.

Ao aplicar os novos métodos da nova geração na indústria têxtil, será observado algumas mudanças, segundo o estudo, como:

  • Baixos índices de rejeição, retrabalho e devolução de clientes;
  • Poucas falhas originadas por mão de obra e métodos incorretos;
  • Redução quanto ao tempo dos prazos de entrega;
  • Menores custos;
  • Maior produtividade graças à diminuição de tempo de adaptação em relação às operações complexas dos diferentes modelos de vestuário lançados a cada coleção;
  • Máquinas mais versáteis e em menores quantidades;
  • Os layouts serão mais permanentes devido à versatilidade e tecnologias avançadas;
  • Os humanos vão executar atividades intelectuais e criativas. Enquanto os robôs vão exercer atividades que exigem maior habilidade, produtividade e sequência de movimentos repetitivos;
  • Redução no número de casos de afastamentos por problemas de saúde, exemplo: LER;
  • Produtos mais personalizados;
  • Maior exigência na mão de obra especializada para tratar com tecnologias mais avançadas como: internet das coisas, inteligência artificial, robótica, realidade aumentada, manufatura aditiva, entre outros eixos tecnológicos.

Como se preparar para esse novo modelo?

Existem algumas adequações necessárias para atualizar a sua indústria. A primeira delas é investir em tecnologias de automação e responsáveis ambientalmente. É preciso estar atento às novidades do setor para adotar as mudanças da nova geração.

Além disso, será necessário apostar em treinamentos dos colaboradores para desenvolver habilidades que vão facilitar na usabilidade das tecnologias. Tê-los engajados para entender as funcionalidades das máquinas contribuirá no desempenho das mesmas e da produção em si. Conhecer todo o potencial é essencial até para saber o que pode ser aprimorado ou não.

E então?

A Indústria 5.0 é um novo marco para toda a humanidade, pois agora, com as novas tecnologias, será possível chegar ainda mais longe. Então, é indispensável atualizar o modelo para acompanhar o desenvolvimento do mercado.

Mesmo com todas essas inovações, a nova geração demonstra que a inteligência e criatividade humanas são indispensáveis para o contínuo avanço em direção a um mundo mais inovador e tecnológico.

Esse conteúdo apontou o conceito da quinta geração, os impactos da mesma na indústria têxtil e métodos de como se adequar a eles. Se você deseja receber mais conteúdos como esse, assine nossa newsletter gratuitamente.