jul 16

A inovação e tecnologia são essenciais para a resolução de problemas, uma vez que são produzidos equipamentos e soluções focadas em otimizar cada vez mais o processo produtivo. Já em 2006 o comitê homólogo europeu (Euratex), afirma que ela é necessária para que o setor sobreviva na chamada “economia do conhecimento”.

Desde então, já foram produzidos muitos processos mais avançados e evoluídos. A Indústria 4.0 já é uma realidade, apesar de no Brasil ela avançar mais lentamente, aqueles que não se prepararem podem se tornar obsoletos e ultrapassados.

Se você deseja usar a inovação e a tecnologia para otimizar a sua indústria, continue lendo o artigo e saiba como é possível iniciar essa estratégia!

 

Como ocorre a inovação com a tecnologia no setor e a agilidade das mudanças na indústria 4.0

A inovação no setor têxtil promove diferenciais competitivos, além de ganhos para a indústria de modo geral. Nos últimos anos já foram desenvolvidas soluções que iniciam desde a escolha da matéria-prima, até mesmo aos métodos produtivos e de baixo impacto ambiental. O valor agregado ao produto aumentou e os custos reduziram, proporcionando benefícios não apenas para o usuário final, como também para as confecções.

Tecidos inteligentes

Quando se tratam de tecidos, foram desenvolvidos materiais sintéticos similares a orgânicos e que possuem aparências, texturas e durabilidades muito similares aos orgânicos. Além disso, a nanotecnologia possibilitou que peças mais finas e macias fossem criadas, sendo possível até mesmo alterar suas estruturas para oferecer controle de absorção de líquidos, função repelente, controle térmico, proteção ultravioleta e até antibacteriana.

Equipamentos que realizam o serviço com menos interferência humana, em menos tempo

Na área da produção, equipamentos e até robôs (sewbots) foram desenvolvidos para automatizar tarefas e facilitar a customização das peças em menor tempo (impressora 3D). Algumas máquinas conseguem realizar os serviços que durariam horas em questão de minutos — como o relaxamento de malha.

Outras detectam as características dos tecidos e possíveis defeitos, proporcionando um controle de qualidade mais avançado e eficiente, reduzindo custos e melhorando a qualidade do produto final.

A Indústria 4.0 no Brasil

No Brasil, um dos maiores desafios da evolução da Indústria 4.0 é a questão cultural, uma vez que os empresários costumam ser mais relutantes em buscar novas informações e otimizações para a infraestrutura de seus negócios. Não é que a empresa deva de uma só vez trocar equipamentos e processos, tudo deve ser feito mediante planejamento e organização.

O investimento deve ser feito gradativamente, de modo que, conforme ele vá retornando, a empresa continue reinvestindo, proporcionando um crescimento sustentável. Basta portanto, dar o primeiro passo.

 

 

O impacto da pandemia sobre essas mudanças

Durante as maiores crises surgem inovações. Sempre foi dessa maneira, uma vez que nesses momentos são necessárias estratégias e soluções para os problemas atuais. Na crise atual causada pela pandemia da COVID-19 não foi diferente. A mudança de cenário agilizou a necessidade de adequação e inovação, de modo que surgiram novos hábitos sociais, novas tecnologias, formas de trabalho e até mesmo novas regulamentações.

Empresas que não adotavam tecnologias, precisaram implantá-las às pressas e saíram na frente aquelas que já estavam realizando treinamentos e utilizando novas tecnologias com eficiência. Quem ainda não se deu conta dessas necessidades, precisa estar atento, para não deixar o tempo passar demais.

 

Estratégias da Delta para auxiliar o setor

A Delta é uma empresa que está sempre trazendo inovação e tecnologia para o setor têxtil e dessa vez não seria diferente. Além das máquinas e equipamentos voltados para as novas tendências da Indústria 4.0, trazemos também a Estação de sanitização DLT O3, que higieniza roupas e artigos para lojas, eliminando até 99,9% das bactérias em diversos artigos de vestuário.

Além de ser eficaz contra o Coronavírus, sua tecnologia não danifica os produtos, não tem cheiros e nem resíduos e, entre 45 a 60 minutos é possível higienizar cerca de 15 peças. Estamos em constante evolução e adaptação, oferecendo os melhores equipamentos para levar tecnologia e inovação com segurança aos nossos clientes.

A adaptação tecnológica é, sem dúvidas, uma das características mais importantes para as empresas do setor e nós estamos sempre dispostos a colaborar para que elas aconteçam.

Ainda tem dúvidas se deve ou não inovar? Conheça agora mesmo essas 4 razões para promover a inovação no setor têxtil!