Manutenção na indústria têxtil

set 24

A situação econômica do Brasil não é das melhores, o que levou muitas empresas a suspenderem todos os gastos possíveis, inclusive com manutenção preventiva de equipamentos. Mas será que suspender a manutenção na indústria têxtil realmente é a melhor opção? É o que abordaremos no artigo abaixo. Continue a leitura e confira!

 

Qual é o real estado dos seus equipamentos?

Com o passar dos anos, os equipamentos tendem a apresentar falhas. Sem a manutenção preventiva, os que estiverem danificados podem quebrar e paralisar o funcionamento da linha de produção.

Com isso, podem levar dias ou até semanas para que você consiga normalizar os processos produtivos e voltar a confeccionar os produtos, gerando diversos problemas e prejuízos.

O ideal é criar um planejamento de manutenção e segui-lo, seja em épocas de crise ou não. Por meio dele você pode analisar a frequência ideal da manutenção e consegue adaptar de acordo com o orçamento disponível, levando em conta os pró e os contras.

 

Existem falhas nos processos de manutenção na indústria têxtil?

Se existem falhas no processo que atrapalham a produtividade, geram desperdícios ou impactam na qualidade das peças produzidas, significa que você realmente precisa realizar a manutenção preventiva. Por meio dela é possível evitar consertos que podem custar muito mais caro do que a própria manutenção.

Além disso, por serem agendadas, é possível analisar os dias em que elas ocorrerão e preparar-se para que afetem o mínimo possível a linha de produção, ao contrário dos imprevistos, que podem acontecer quando você menos esperar e impactar mais os resultados.

Em alguns casos, é preciso pensar até mesmo na necessidade da troca dos equipamentos. Isso porque com equipamentos mais modernos e em perfeito funcionamento, você pode obter ganhos que te auxiliarão a produzir mais, gastando menos.

Considere que o aumento da margem de lucro, aliado a maior satisfação do cliente por adquirir peças de qualidade e a produtividade em tempos economicamente instáveis é uma boa maneira de se manter no mercado.

 

Relacionados:

 

Você está disposto a abrir mão dos benefícios da manutenção preventiva?

Por último, mas não menos importante, você precisa considerar os benefícios que a manutenção preventiva proporciona e avaliar se realmente vale a pena abrir mão deles. Confira alguns exemplos:

Aumento da vida útil dos equipamentos com manutenção na indústria têxtil

Quando a manutenção é periódica, ela consegue evitar que ocorram problemas maiores com os equipamentos, aumentando sua vida útil.

Redução de consumo de peças sobressalentes

muitas falhas nos equipamentos são causadas por desgastes das peças. Ao realizar a manutenção, esse desgaste é reduzido, diminuindo também a necessidade do uso das peças sobresselentes.

 

Manutenção na indústria têxtil

 

Melhor qualidade das peças produzidas

Quanto melhor for o funcionamento de seus equipamentos, melhor será a qualidade das peças e menor será o retrabalho e produções de peças de segunda qualidade. Como a qualidade é um fator importante para os clientes, este ponto deve ser levado em consideração.

Padronização dos processos

Otimize os processos e os torne mais padronizados, assegurando a redução de desperdícios e o aumento da produtividade.

 

Manutenção na indústria têxtil

 

Segurança dos colaboradores

Se os equipamentos estiverem funcionando de modo adequado, sua produtividade é assegurada, bem como a segurança dos colaboradores, reduzindo problemas como os acidentes de trabalho.

Redução de paradas da linha de produção

Como já dissemos anteriormente, muitas vezes sai mais caro consertar um equipamento do que realizar a sua manutenção preventiva. Afinal, se o problema é percebido ainda no início, ele não chega a causar transtornos como a parada total da linha de produção.

Como você pode perceber, a manutenção na indústria têxtil na verdade não é um custo, é um investimento e, por isso, deve ser tratada como tal. No momento de cortar custos, leve em consideração que os seus equipamentos são partes essenciais do seu negócio e precisam estar funcionando bem para gerar lucro e manter a empresa competitiva no mercado.

Agora, se além de realizar a manutenção na indústria têxtil, você perceber que chegou o momento de trocar seu maquinário, saiba também que existem pontos a considerar. Leia agora este artigo em que dizemos o que considerar ao escolher novo maquinário para indústria!