Máquinas para confecção

mar 13

A atualização das máquinas para confecção é um tema muito discutido, principalmente por conta das modernizações presentes nos equipamentos mais atuais. Eles podem, entre vários benefícios, oferecer mais produtividade e eficiência, além de ser um diferencial da concorrência.

No entanto, como saber que é o momento certo para tomar a decisão de modernizar o maquinário? Esperar que elas quebrem ou precisem de manutenção não é a melhor escolha, pois pode prejudicar a sua produção. Vamos abordar este assunto neste artigo. Continue a leitura e confira!

 

Quando os equipamentos ficarem obsoletos

Um dos sinais de que é preciso trocar as máquinas para confecção é quando os equipamentos começam a ficar obsoletos, limitando a evolução da qualidade dos produtos. Isso pode ser percebido principalmente quando uma nova tendência é lançada, mas a sua confecção não tem equipamentos adequados para produzir as peças e suprir a demanda.

Atualmente, muitos equipamentos são desenvolvidos para um ou dois tipos de tecidos específicos. Ao mesmo tempo que isso significa mais equipamentos na linha de produção, a economia, a otimização da operação, a segurança e a qualidade superior acabam compensando o espaço ocupado.

 

Quando há muito atraso nas entregas

Se o seu equipamento vive com problema, para de funcionar e atrasa a entrega dos produtos para os clientes, com certeza é o momento de trocar suas máquinas para confecção. Afinal, as reclamações podem aumentar e você pode acabar perdendo-os para a concorrência.

Além disso, também é importante estar atento às reclamações dos colaboradores com relação aos equipamentos utilizados, pois elas podem indicar que as máquinas estão impedindo a entrega de melhores resultados, o que também é um motivo importante para que a troca seja realizada.

 

 

Quando os produtos estão com a qualidade baixa em relação ao mercado

Quando as máquinas começam a dar problemas e apresentar falhas, é comum que ocorram erros nas costuras e nas modelagens, além de poder apresentar montagens defasadas.

Com equipamentos mais modernos é possível obter um controle de qualidade muito maior, principalmente aqueles que possuem tecnologia voltada para esta finalidade. Nestes casos a troca do maquinário também é válida e pode trazer benefícios para a empresa.

 

E-book]Como garantir o controle de qualidade na indústria têxtil?

 

Quando existem opções de maquinário mais produtivas

A modernização trouxe grandes novidades ao setor têxtil. Já é possível encontrar fábricas automatizadas que quase não necessitam de operadores para funcionar, reduzindo custos, falhas humanas e aumentando o lucro.

Entre as tecnologias de grande destaque estão por exemplo, as impressoras 3D, que hoje podem ser adquiridas por empresas médias e pequenas também. Além disso, máquinas como a Relaxadeira de Malhas, encurtam para minutos processo que tradicionalmente durariam 2 dias.

O ganho de escala, previsibilidade, produtividade e redução de desperdícios é muito grande, ainda mais quando esse tipo de equipamento é utilizado em conjunto com outros como Revisadeiras, Embaladeiras, entre outros.

 

Você já leu esses?

 

Quando estiver pronto para a adequação à indústria 4.0

A Indústria 4.0 não é mais uma possibilidade, ela já está acontecendo. Embora o Brasil tenha um pouco mais de dificuldade em se adaptar às mudanças, empresas de todos os portes já perceberam a importância em buscar por alternativas mais vantajosas financeiramente e contribuir também para uma produção mais sustentável.

Obviamente, é importante que a adequação das máquinas para confecção seja realizada aos poucos, conforme análise prévia do espaço físico, condições financeiras da empresa, possibilidade de treinamento de colaboradores, entre outros fatores.

Ainda assim, é preciso partir de algum ponto e, de preferência o quanto antes, pois os seus concorrentes já podem estar se adaptando.

Para saber mais a respeito da Indústria 4.0, confira agora mesmo nosso artigo em que explicamos porque o setor têxtil deve se adequar a ela!