motivos-para-você-optar-por-um-fornecedor-nacional-de-máquinas-e-equipamentos-têxteis

out 08

Ter um fornecedor nacional de máquinas têxteis facilita a produção e diminui o custo para a sua indústria. Assim, aumenta, consideravelmente, a eficiência da produção.

A maioria das indústrias acredita que, ao apostarem em fornecedores estrangeiros, estará fazendo um bom negócio e receberá equipamentos de alta tecnologia. Contudo, os fornecedores nacionais também fazem o uso dessas inovações.

Além disso, ao fechar negócio com empresas nacionais, o suporte será feito inteiramente na língua de origem e seguindo as mesmas regras e normas. O que evita, também, taxas de importação e despachantes, por exemplo.

Desta forma, nesse texto você verá as vantagens ao optar por um fornecedor nacional de máquinas e equipamentos têxteis, e o avanço da tecnologia no cenário brasileiro.

A tecnologia na indústria têxtil no Brasil

A indústria 4.0 chegou para mudar todo o cenário, inclusive para os fornecedores nacionais. O conceito diz respeito a combinação de automação, com produtividade e inovação, gerando melhores resultados.

Quem deseja aumentar a eficiência da produção deve estar atento às inovações do mercado, se adequando as novas demandas. Portanto, o que há de mais moderno quanto as tecnologias das máquinas têxteis não será somente algo exclusivo de fornecedores estrangeiros. Engana-se quem ainda julga que o Brasil não é um país atualizado tecnologicamente.

Segundo a TextBrasil, sobre o relatório da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), a projeção é de que a indústria têxtil deva crescer 7,4% no Brasil, o que resultará em dois milhões de toneladas produzidas. Isso demonstra que o país está acompanhando as tendências e se desenvolvendo.

Por isso, reunimos 10 motivos para você optar por um fornecedor nacional de máquinas e equipamentos têxteis:

1 Diminuição de custos com a aquisição de equipamentos

Vamos imaginar o seguinte cenário: durante uma pesquisa de mercado uma máquina têxtil parece estar com um preço mais vantajoso para a sua empresa. Contudo, ela vem de outro país. Quando você começa a finalizar a compra, percebe que o valor convertido nem é tão diferente do preço das máquinas nacionais e ainda tem um custo com frete.

Logo, ao adquirir equipamentos de outros países o custo do processo fica elevado. Isso se dá aos valores de importação, frete, agente de frete, taxas e despachantes. Então, mesmo que a máquina seja mais barata em outro país, a soma desse valor com o custo da burocracia pode resultar em uma equiparação ao preço de uma máquina nacional ou até mesmo ultrapassar essa quantia.

Sendo assim, é mais vantajoso adquirir direto máquinas e equipamentos têxteis de fornecedores nacionais renomados no mercado.

2 Redução de custos no suporte com fornecedor nacional de máquinas têxteis

Um fornecedor nacional conta com uma equipe especializada pronta para atender qualquer chamado, enquanto um internacional tem um time reduzido. E com uma equipe menor, nem sempre você conseguirá assistência no momento necessário. Já pensou no impacto que uma máquina parada pode causar na produção? Isso pode causar a gestão de manutenção perda financeira e de produtividade.

Fora a agilidade no atendimento, a disponibilidade de peças é outro diferencial. Essa concorda com a vantagem anterior. Aguardar a importação de um item necessário para conserto, fora a questão do câmbio da importação, pode trazer muita dor de cabeça.

3 Acesso facilitado a peças e acessórios para o maquinário que precisa de reposição

Como citamos acima, além da dificuldade com o suporte em caso de quebra de máquinas importadas, conseguir peças para consertá-la não será fácil.

Nem toda empresa de outro país terá representantes brasileiros, o que dificulta a compra de itens para troca. Assim, muitas vezes, será necessário adquirir da mesma empresa ou de representantes estrangeiros.

Temos aí mais um impasse de valor. Os custos e taxas de importação não compensam do mesmo jeito que adquirir máquinas têxteis de um fornecedor nacional. Além disso, o custo da paralisação da máquina, enquanto você espera pela chega da peça, só vai aumentar o valor da produção e diminuir o desempenho.

4 Legislação

A NR12 é uma Norma Regulamentadora de Nº 12 (NR12) que foi criada em 1978 para regularizar os artigos 184 e 186 do Capítulo V da CLT. Ela garante uma maior segurança ao manuseio das máquinas têxteis. Esse é só um exemplo de regras que devem ser seguidas pelos equipamentos.

Contudo, nem todas as máquinas estrangeiras estarão de acordo com essa norma e outras legislações de segurança e uso do Brasil. Por isso, ao comprar com fornecedores nacionais, não haverá necessidade de adequação das máquinas. O que facilita a produção e otimiza o trabalho.

Somados a isso, as leis de trabalho diferem em cada país. Portanto, ao comprar máquinas nacionais você estará incentivando, também, o trabalho regulamentado nacional. E não ocorrerá o risco de apoiar trabalhos ilegais sem conhecimento.

5 Logística

Esse talvez seja um dos principais motivos para apostar em fornecedores nacionais, já que o tempo de entrega do produto é o que vai determinar quando que a sua produção de fato poderá começar.

Se você compra um equipamento que vem da China, por exemplo, o prazo médio para entrega é de três meses porque a mercadoria vem a navio. Por isso, com a compra nacional, o tempo diminui, o que já possibilita uma maior agilidade na produção.

E tudo isso dificulta o principal objetivo dessa área que é, segundo o Blog Logística, “entregar o produto certo, no local indicado, no menor tempo possível e pelo custo mais baixo”.

Essa falta de integração pode causar alguns gargalos como: dificuldade no transporte de carga; equilíbrio nos níveis do estoque; aumento nos custos operacionais e necessidade de novas contratações.

6 Comunicação e relacionamento com o cliente

A comunicação e o relacionamento entre fornecedor e cliente é de extrema importância porque facilita alguns processos, como a pesquisa e o contato. Imagina ter que esperar o horário certo em que a empresa internacional funciona, por conta do fuso horário, para poder solucionar um problema simples? Qualquer atraso conta na produtividade.

Por isso, ao optar por um fornecedor nacional, a comunicação fica facilitada e mais clara por conta da utilização da mesma língua, o que evita ruídos da tradução, por exemplo.

Além disso, favorece a negociação e disponibiliza algumas opções de pagamento. Com um fornecedor internacional, não é possível acordar diferentes opções porque, mais uma vez, a comunicação não é simples e direta. Esse desgaste dificulta o relacionamento e obriga a seguir um padrão de pagamento internacional.

Somados a isso, algumas empresas, como a Delta Máquinas Têxteis, possuem a vantagem de ter consultoria especializada para ajudar o seu negócio a encontrar o melhor equipamento que corresponde aos seus objetivos. Assim, é mais fácil entender os cuidados necessários, além de permitir um atendimento de qualidade e personalizado.

7 Durabilidade da parceria

Esse motivo concorda com o anterior. Com a comunicação estabelecida e com o atendimento de qualidade, as oportunidades de uma parceria duradoura entre o cliente e o fornecedor aumentam. O que, com o produtor estrangeiro, geralmente é mais difícil.

Essa conexão simplifica os processos porque em caso de dúvidas ou emergências, você poderá entrar em contato direto com o seu fornecedor sem ter que passar por procedimentos burocráticos.

8 Assistência técnica especializada

Esse também é um complemento dos motivos anteriores. Isso porque com assistência técnica especializada por fornecedores nacionais, você consegue, com mais tranquilidade, marcar uma visita técnica para consertar ou identificar o que há de errado com o seu equipamento e até prevenir danos maiores.

Mais uma vez, com fornecedor nacional o processo industrial têxtil passa a ser mais otimizado.

9 Padronização

Com máquinas nacionais é possível padronizar os produtos têxteis, já que eles serão fabricados a partir dos mesmos processos. Logo, garantir que todas as máquinas da sua produção sejam no mesmo lugar, vai igualar os procedimentos e, até facilitar o planejamento. Isso se dá, também, principalmente por medidas padrões nacionais.

Assim, a qualidade do produto aumenta, bem como sua percepção de valor pelo consumidor.

10 Informações no mesmo idioma

Esse motivo pode parecer simples, mas tem grande impacto na eficiência da produção. As informações em sites, manuais e blogs das empresas estrangeiras vão possuir conteúdos e detalhes que fazem mais sentido para o país de origem, devido ao idioma. Às vezes, há até termos ou jargões que não conseguem ser traduzidos, dificultando o entendimento.

Portanto, ao adquirir máquinas têxteis de fornecedores nacionais fica mais simples de analisar pesquisas, referências e dados que te ajudarão com a atualização da sua indústria.

Aposte em fornecedores nacionais para adquirir produtos e máquinas têxteis de qualidade

Nesse texto você viu os principais motivos para investir em fornecedores nacionais e deixar de lado o senso comum de que no Brasil não há empresas investindo em boas tecnologias e inovações.

Se você quer saber mais vantagens e conhecer os principais diferenciais da Delta Máquinas Têxteis, clique aqui para receber um guia completo sobre nossos equipamentos, inovação e parceria:

mercado textil

https://materiais.deltamaquinastexteis.com.br/guia-maquinas-texteis-delta