out 04

Ter uma norma como a NR12 para garantir a segurança no trabalho é fundamental. Pois, quando o ofício exige um contato direto com máquinas e ferramentas, é preciso ter certo cuidado para evitar acidentes. Ainda mais no setor têxtil, com tantos equipamentos que podem oferecer riscos aos colaboradores.

Dito isso, nesse texto você verá o que é a NR12 e a sua importância. Além de saber o que acontece quando sua indústria não atua de acordo com as normas.

O que é a NR12?

A Norma Regulamentadora de Nº 12 (NR12) foi criada em 1978 para regulamentar os artigos 184 e 186 do Capítulo V da CLT, segundo o Ministério do Trabalho e Previdência. E em 2010 a norma precisou ser revisada e reeditada para estar em conformidade com as transformações digitais e as novas tecnologias. De tempos em tempos, as normas continuam sendo atualizadas.

A NR12 forma um conjunto de normas e requisitos para garantir a segurança nos processos de operação e manutenção de máquinas e equipamentos industriais, além de ter certos requisitos para a instalação dos mesmos. Se referindo, então, às condições mínimas para garantir maior segurança no ambiente de trabalho.

De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), do estado de Brasília, sobre o relatório do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), em 2020, 40% dos acidentes notificados de trabalho foram graves, resultando em mais de 130 mil casos.

Isso só demonstra que mesmo com a norma, ainda há uma certa dificuldade em manter a segurança no ambiente de trabalho, visto a necessidade de se atualizar sempre quanto às novas regras e exigências. Nem toda indústria consegue se regularizar pois considera um custo alto no investimento, além de capacitação, manutenção e treinamentos.

NR12 no setor têxtil:

Conforme o estudo sobre segurança do trabalho na indústria têxtil, os requisitos mais relevantes da norma, entre os 19, para a proteção do trabalhador são:

  • Instalações e dispositivos elétricos;
  • Dispositivos de partida, acionamento e parada;
  • Sistemas de segurança;
  • Dispositivos de parada de emergência;
  • Componentes pressurizados;
  • Transportadores de materiais;
  • Manutenção, inspeção, preparação, ajustes e reparos, projeto, fabricação, utilização;
  • Capacitação dos trabalhadores.

O estudo ainda reforça a importância dos fabricantes e importadores de comercializar, somente, máquinas e equipamentos que estão de acordo com as normas NR12, além da necessidade de ter um manual contendo as informações de segurança.

NR12 no setor têxtil

Importância da adequação

As normas dizem respeito à saúde do operador como um todo. Desta forma, um equipamento da indústria têxtil tem que ser seguro e ergonômico. O manuseio de muitas dessas máquinas pode gerar problemas de saúde como Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT).

Vale ressaltar que isso diminui, também, a produtividade do trabalhador, além de causar um dano irreparável para a saúde e bem-estar do mesmo. Assim, ao se adequar às legislações vigentes, você assegura uma maior qualidade de trabalho e de vida para o seu funcionário.

Benefícios

Além das vantagens à saúde do trabalhador e a produtividade, há também benefícios à credibilidade no mercado. As indústrias que possuem máquinas que estão em concordância com os requisitos de segurança da NR12, vão se destacar no comércio.

Atualmente os consumidores estão mais conscientes e buscam adquirir produtos de marcas e empresas comprometidos com condições dignas de trabalho e que compartilham dos mesmos ideais. Desta forma, ter máquinas adequadas para o funcionamento da sua indústria, não te faz perder possíveis clientes, muito pelo contrário.

E claro, com o aumento da produtividade e a diminuição de problemas de saúde, não haverá a necessidade de ter que contratar sempre novos profissionais. Assim, ocorre a redução de custos de produção, evitando o desperdício da mão de obra.

O que acontece quando não há adequação da NR12 no setor têxtil?

A não utilização de máquinas adequadas à NR12 pode causar punições graves. O Ministério do Trabalho pode fazer uma visita em qualquer momento, sem um aviso. E os riscos para uma condição de trabalho que não está de acordo com as normas vão de multas até prisão, em casos mais graves.

Vale destacar que as multas podem ser de até 50 vezes o valor do maquinário com a interdição do local. E todas essas medidas geram prejuízo financeiro para a indústria, tanto pela impossibilidade de trabalho quanto pela necessidade de pagar punições.

Somados a isso, a manutenção incorreta do maquinário pode gerar estragos, o que vai exigir tempo e dinheiro para adquirir outra máquina. Por isso a necessidade de manter um controle de qualidade frequente e eficaz.

NR12 no setor têxtil

Máquinas têxteis Delta atendem aos requisitos da NR12

Os equipamentos da Delta Máquina Têxteis se destacam no mercado, justamente, por serem uma das poucas que estão de acordo com os requisitos de segurança e ergonomia da NR12, o que facilita e incentiva a produtividade. Sendo uma das únicas marcas expositoras, durante o evento Febratex em 2018, a serem parabenizadas e aprovadas na análise de adequação à NR12.

Além disso, para trabalhar com a importação de equipamentos é necessário ter a adequação às normas. Esse é mais um diferencial da Delta, já que não há impeditivos relacionados às suas máquinas.

Seja o seu segmento o de Malharia, Tecelagem, Acabamento, Tinturaria e Confecção, a Delta possui o equipamento ideal e seguro e com uma tecnologia exclusiva.

Invista em equipamentos adequados à NR12 no setor têxtil

Esse artigo mostrou a importância das normas de regulamentação para garantir uma maior segurança, ergonomia e bem-estar para os operadores. Além de ter demonstrado, por meio de dados e estudos, os benefícios e os riscos para a indústria e para os trabalhadores quando não há uma preocupação com a proteção da mão de obra.

Se você quer saber mais sobre o assunto e como a Delta Máquina Têxteis pode te ajudar, clique aqui para conversar com um de nossos especialistas.