Otimização de recursos

fev 20

A otimização de recursos na indústria têxtil é essencial para manter a competitividade do seu negócio perante as mudanças do mercado. Então, ter equipamentos tecnológicos e de qualidade contribui diretamente para atingir esse objetivo

Pensando especificamente na etapa de confecção, reunimos neste artigo as vantagens da otimização de recursos, além das máquinas têxteis da Delta que podem te ajudar nesse processo.

Benefícios da otimização de recursos na confecção

Praticar a otimização de recursos na etapa de confecção garante maior eficiência e qualidade do produto final. Por ser uma das últimas etapas, é fundamental evitar erros e retrabalho para otimizar o tempo e custo e, assim, entregar o melhor resultado.

Para reforçar, de acordo com um estudo, a etapa de confecção da indústria têxtil está relacionada ao momento em que os produtos começam a tomar forma, sejam eles de vestuário, artigos para lar ou para indústria. E, por isso, os processos dentro dessa fase são, geralmente:

  • Desenho;
  • Confecção de moldes;
  • Gradeamento;
  • Encaixe;
  • Corte;
  • Costura;

Logo, é papel do gerente de produção encontrar soluções e maneiras mais assertivas para garantir a otimização dos recursos em todos esses processos, tendo em vista a quantidade de insumo necessário.

O objetivo é eliminar desperdícios com trabalhos e rotinas desnecessárias para agilizar cada etapa e focar na criação de uma cultura que visa o alto desempenho.

Portanto, os benefícios da otimização estão no impacto positivo da produtividade com o uso das ferramentas, equipamentos e maquinários adequados. O que, consequentemente, afeta o faturamento da indústria.

Para aplicar esse processo é preciso:

  • Realizar um planejamento com base em pesquisas do seu negócio e de mercado;
  • Padronizar os processos;
  • Monitorar as etapas;
  • Qualificar a equipe;
  • Fazer análises constantes;
  • Usar a tecnologia como aliada;
  • Apostar em equipamentos eficientes e de qualidade.

Quais são os recursos que podem ser otimizados?

Quando falamos de otimização de recursos estamos afirmando a necessidade de reduzir, e até eliminar, perdas no tempo, no setor financeiro e de matéria-prima. Aqui, a principal dica é investir em equipamentos e máquinas que facilitem a otimização dos mesmos.

O que precisa ficar claro é que a otimização não exige soluções grandiosas e que, muito menos, beneficia somente um aspecto da produção. A otimização atua como uma cadeia: quando se há mais agilidade nos processos; há menos desperdício e retrabalhos, influenciando em maior produtividade e qualidade.

Logo, uma máquina têxtil que reduz o desperdício, ou permite uma visão ampliada da esteira, por exemplo, é essencial para cumprir esse objetivo. Isso significa que investir em ferramentas tecnológicas não quer dizer ser somente necessário adquirir softwares e hardwares. Pode ser mais simples do que parece!

Conheça as soluções da Delta para otimizar os recursos da sua indústria

otimização de recursos

As nossas máquinas têxteis são soluções focadas na otimização e na produtividade da sua indústria. Desenvolvemos equipamentos que facilitam os processos da sua produção em diversas etapas. E na fase de confecção temos um portfólio com máquinas tecnológicas que visam a qualidade dos seus produtos e procedimentos.

Somos uma empresa atuante no setor e especialista no desenvolvimento de máquinas têxteis, equipamentos e processos eficientes. Oferecemos soluções modernas para a Indústria Têxtil Nacional e Internacional.

Um diferencial importante para a sua indústria é que todos os nossos equipamentos estão adequados à NR12.

Por isso, a seguir, confira uma lista com as nossas máquinas, suas características e benefícios de investir no processo de confecção com quem é pioneiro e entende do assunto:

Relaxadeira de Malha e Tecido RLX600

A Relaxadeira é aplicada para a utilização da tecnologia do relaxamento que, se alinhada com a padronização, gera maior conectividade e interatividade. Essa é uma técnica que desenvolve a preparação da malha, e de tecidos com elastano, para a fase de enfesto e corte.

Com isso, ela elimina totalmente o descanso normal de 24 e 48h, otimizando o tempo da produção. Ela ainda monitora e gera as informações necessárias para o enfesto, por realizar o relaxamento do insumo rolo para rolo, focando na produtividade e na qualidade final.

É preciso destacar que essa solução também promove maior assertividade no processo de encaixe, com um procedimento automatizado e padronizado, eliminando possíveis defeitos dimensionais em peças cortadas. Por fim, ainda oferece a integração de dados com ERP.

A relaxadora é uma máquina com a velocidade de trabalho de 30m/min e uma potência instalada de 5KW.

Revisadeira de Malha REV150

A Revisadeira facilita o controle de recebimento da matéria-prima, garantindo maior qualidade na malha e no produto final. Essa é uma etapa importante, porque controla os custos e visa satisfazer o consumidor final.

Essa solução foi desenvolvida para diminuir as interferências causadas pelos problemas com a matéria-prima, otimizando a produção e reduzindo o desperdício.

Ela ainda tem sistemas opcionais, como o corte transversal, que pode ser manual ou elétrico, a aplicação de etiqueta identificadora para os defeitos e diferentes configurações: rolo/rolo; rolo/fralda; e fralda/rolo.

Em resumo, a revisadeira tem um sistema que garante a qualidade do rolo e um monitoramento constante de largura e metragem. Além disso, ela tem um sistema de sincronismo e controle de estiramento, facilitando a operação e aumentando o ganho de produtividade.

Esta máquina Delta tem a velocidade de trabalho de 60m/min e potência instalada de 3KW.

Revisadeira Tecido Plano REV110

otimização de recursos

Já a revisadeira de tecido foi desenvolvida para examinar os artigos dos materiais planos. Por ser simples a operação, essa também é uma máquina que facilita a classificação e identificação de defeitos. Como característica opcional, ela ainda pode ter uma régua digital.

Os benefícios da máquina envolvem a mesa de inspeção com inclinação diferenciada, simplificando a operação e ganhos de produtividade. Além disso, ela tem um perfeito alinhamento da borda do rolo e conta com metros inclusos.

A REV110 tem a velocidade de trabalho de 60m/min e potência instalada de 2KW.

Perfuradora de Papel PAP500

Essa é uma solução elaborada para realizar a perfuração do papel utilizado no enfesto/corte. Ela tem o intuito de reutilizar o papel que é descartado na fase de sublimação, evitando desperdício.

O foco aqui é na sustentabilidade e na redução de custos. Outro objetivo desse equipamento é garantir produtividade e qualidade de maneira eficiente e excelente durante a perfuração e no bobinamento do papel.

A perfuradora tem a velocidade de trabalho de 10m/min e potência instalada de 2KW.

Elevador de Rolos ELC100/500

O Elevador foi idealizado para facilitar e otimizar a alimentação das mesas de enfesto na área do setor de corte. Essa solução oferece a possibilidade de abastecimento da enfestadeira pelo operador, de maneira ergonômica e padronizada. O intuito é assegurar a integridade física do material.

Por isso, esse equipamento aumenta a produtividade, reduzindo a mão de obra e padronizando o operacional.

O ELC tem a velocidade de trabalho de 80seg/rolo e potência instalada de 1,5KW.

otimização de recursosLavadora de Amostras DWM555

A Lavadora de Amostras é um equipamento inteligente e foi desenvolvida com o intuito de agilizar as respostas em testes de laboratório, reduzindo o tempo de 3 horas para 20 minutos. Com os ciclos de lavagem e secagem, a máquina aponta o percentual de encolhimento da malha. Isso simplifica o monitoramento, resultando em maior qualidade.

Esse equipamento possui um ciclo de trabalho de 15 a 20 min, com uma potência instalada de 5KW. Além disso, essa é uma máquina que otimiza o uso das malhas e tecidos e contribui com a diminuição do desperdício.

Além disso, a amostra do teste é reduzida, controlando o uso de material, assim como a mão de obra. Ela melhora a qualidade do artigo e reduz os índices de retrabalho.

Contadora de Golas FRC100

Por último, a Contadora Delta foi projetada para realizar, de forma eficiente e compacta, a contagem de golas e retilíneas. Essa ação é feita por meio da leitura de padrões de imagens, cores e intervalos das peças.

Por isso, ela oferece uma mesa de revisão que possibilita ampla visualização dos defeitos nos itens. A máquina ainda fornece um sensor de parada automática para quando há a falta de tecido, visando alertar a necessidade de abastecimento.

A contadora tem a velocidade de trabalho de 50m/min e potência instalada de 1KW.

Esperamos que este conteúdo contribua para a melhoria nos processos da sua indústria! E se você ficou curioso com as funcionalidades e benefícios das máquinas têxteis Delta, faça um orçamento sem compromisso!

otimização de recursos