pré-tratamento de tecidos

dez 13

A fase de pré-tratamento de tecidos é o período em que ocorrem os processos químicos que estimulam mais vivacidade nas cores das tintas adicionadas no material.

Esse é o momento em que é preciso ter cuidado e atenção para evitar erros como a secagem errada da tinta, a migração da impressão ou falhas causadas por riscos. Assim, a otimização da produtividade e a redução de custo serão estimuladas.

Pensando nisso, neste artigo falamos sobre os atributos do processo, a importância da contenção de custos e o que fazer para garantir isso. Apresentamos também uma solução inovadora que auxilia nessa etapa. Confira!

Como reduzir os custos na fase de pré-tratamento de tecidos?

A fase de pré-tratamento de tecidos faz parte dos processos da indústria têxtil. Aqui são realizados procedimentos que asseguram a aderência da tinta no material. Além disso, uma das preocupações dessa fase está relacionada a resistência à luz e à lavagem, e outros possíveis erros que podem distorcer a impressão.

Dessa forma, o tipo de tecido e cobertura são características principais que determinam qual processo de revestimento será feito no material. E, por isso, há alguns métodos durante esse procedimento. São eles:

 

  • Pad emulsion: esse é o termo para “placa de emulsão”. É durante esse processo em que o tecido passa por um banho de químicos e depois passa por cilindros para tirar o excesso dos produtos;
  • Similar ao Pad emulsion: aqui o processo anterior se repete no primeiro momento. A única diferença está na parte de cilindro. Isso porque aqui é substituído por faca ou lâmina dosadora que auxilia no corte de tecidos extras.
  • Em spray: nesse processo o revestimento que auxilia na adesão da cor da tinta é feito por spray.

 

Portanto, é imprescindível investir em bons equipamentos para obter resultado máximo nesta fase. Máquinas que automatizam os processos e ainda otimizam as etapas são as melhores escolhas para o pré-tratamento de tecidos.

É preciso destacar que o investimento em um maquinário que disponibiliza a impressão direta no material estabelece algumas vantagens para a indústria. Com esse tipo de equipamento, ocorre a redução do custo de papel e evita-se retrabalhos por conta de erros na impressão.

Além disso, a adesão da tinta e a fixação da mesma também são um diferencial. Isso se dá graças a saturação da tinta que reduz a probabilidade de ranhuras em tecidos esticáveis e realiza a transferência de maneira mais eficiente deixando o tingimento no tecido.

Preparadora para Impressão Digital da Delta Máquinas Têxteis

pré-tratamento de tecidos

Somos uma empresa especializada em desenvolver equipamentos e máquinas que garantem soluções que impactam diretamente a indústria têxtil, tanto do mercado nacional quanto do internacional. Isso porque atuamos também em países como Argentina, Colômbia e México, entre outros.

Focar em criar processos que otimizam a produtividade apostando na inovação, criatividade, responsabilidade e qualidade é o intuito da Delta. Logo, acreditamos que é preciso alinhar os conhecimentos de máquina, tecnologia e pessoas para personalizar e desenvolver projetos únicos.

Dessa forma, a Delta Máquinas Têxteis desenvolveu uma solução transformadora no mercado que facilita os processos e reduz o custo da fase de pré-tratamento de tecidos.

É importante destacar que as máquinas da Delta são adequadas à NR-12, o que gera mais eficiência e controle dos procedimentos, além de aumentar a segurança e a ergonomia.

As principais características do equipamento

A PID100 tem algumas vantagens, mas a principal delas é a disponibilidade de redução de custo graças a viabilidade de continuidade do procedimento. Isso porque o tratamento é feito rolo a rolo, dando mais agilidade para o processo.

Além disso, ela pode ser utilizada em diferentes materiais, como algodão puro, viscose ou fibras celulósicas naturais. Essa característica concentra a funcionalidade para diversos compostos em um único lugar, reduzindo o custo e otimizando a preparação do tecido.

A máquina também facilita a aplicação do primer. E ainda, é preciso destacar que a PID100 garante cores vivas, imagens de alta resolução e uma maior solidez no decorrer da lavagem do material.

Vale salientar que a máquina tem um controle automatizado de secagem, agilizando as etapas. Assim, a PID 100 proporciona maior qualidade para o produto final e maior padrão em todos os tecidos preparados pela máquina.

Por fim, a Preparadora para Impressão Digital da Delta ainda torna o processo mais ágil e padronizado, reduzindo custos graças ao melhor gerenciamento dos insumos. O que, consequentemente, gera um maior aproveitamento, produtividade e uma realização da preparação em escala industrial.

As dimensões e características técnicas da Preparadora para Impressão Digital são:

  • Largura útil de 1800mm;
  • Largura da máquina de 2500mm;
  • Altura da máquina de 1500mm;
  • Comprimento da máquina de 2000mm;
  • Velocidade de trabalho de 1 a 10m/min
  • Tensão de alimentação de 220/380/440V;
  • Potência instalada de 30KW;
  • Temperatura máxima secador de 150°C.

As vantagens da PID100 para o pré-tratamento de tecidos

A Preparadora para Impressão Digital da Delta Máquinas Têxteis tem alguns benefícios além dos já citados. São eles:

  • Processo contínuo e de baixo custo;
  • Condição de trabalho rolo para rolo;
  • Ideal para processar pequenos lotes;
  • Maior solidez para impressão digital;
  • Controle automatizado do sistema de secagem;
  • Garantia de padronização e automação do processo.

Vale destacar que a PID100, além de agilizar o processo de pré-tratamento de tecidos, também adequa a indústria à tendência do novo perfil do consumidor: personalização.

De acordo com o estudo da Dafiti, o consumidor atual está procurando por mais inclusão, diversidade e sustentabilidade. Com uma máquina que disponibiliza a caracterização em massa, a inteligência com base no consumidor final passa a ser aplicada, o que auxilia nas decisões estratégicas da produção.

Invista em inovação com a Delta Máquinas Têxteis

Esse conteúdo demonstrou a importância do pré-tratamento e da redução de custo nessa fase para incentivar a produtividade e o desenvolvimento.

Por isso a necessidade de adquirir equipamentos e máquinas que auxiliam os processos dessa fase e ainda proporcionam o maior padrão de qualidade para os produtos.

E se você quer conhecer mais sobre o portfólio da Delta Máquinas Têxteis, basta clicar aqui para baixar gratuitamente o nosso catálogo completo.