processo produtivo

mar 02

O processo produtivo eficiente é essencial para a confecção, afinal, quanto mais produtividade, qualidade e agilidade ele tiver, mais lucro será obtido. Muitas empresas ainda sofrem com alguns problemas para os quais já existem soluções. Neste artigo listamos 5 deles e indicaremos como solucioná-los. Continue a leitura e saiba quais são!

 

1. Excesso de retrabalho no processo produtivo

O retrabalho costuma ser um problema frequente que pode ter diversas causas, como o uso de tecidos de baixa qualidade, um processo executado com pouca precisão, equipamentos defeituosos ou ainda a falta de dados para basear-se em informações concretas para a execução do processo.

A compra de equipamentos modernos com maior durabilidade e tecnologias mais avançadas pode ser uma solução. Você pode conferir em nosso texto sobre como a tecnologia pode reduzir o retrabalho na produção têxtil.

 

2. Não mapear gargalos no processo produtivo

processo produtivo

Você realmente conhece os gargalos que existem no processo produtivo? Apesar de afirmar que sim, muitas empresas identificam os resultados dos gargalos, mas não mapeiam o processo o suficiente para encontrá-los.

É necessário fazer um levantamento de todo o processo e definir indicadores de desempenho em cada fase. Então, coletar os dados e analisar em quais etapas estão ocorrendo problemas. Somente dessa forma será possível encontrar ações para solucioná-los.

Relacionados:

 

3. Usar matéria-prima de má qualidade

Se a sua empresa sofre com desperdícios de materiais e/ou a produção de peças de segunda qualidade, você pode estar adquirindo matéria-prima de pouca qualidade. Buscando economizar, muitas confecções vão atrás do menor preço de matéria-prima.

O problema ocorre quando, no momento do enfesto, percebe-se que os tecidos estão manchados, rasgados ou desbotados. Isso gera retrabalho e custos desnecessários, fazendo com que o famoso ditado popular “o barato sai caro” se torne uma realidade presente no dia a dia.

Existem maneiras de identificar, no momento do recebimento dos insumos, se eles têm problemas ou não. A Revisadeira de Malhas inspeciona todas as características necessárias, fazendo com que você possa devolver o tecido defeituoso e impedindo que ele possa causar prejuízos futuramente.

 

processo produtivo- E-book]Como garantir o controle de qualidade na indústria têxtil?

 

4. Procedimentos não padronizados

processo produtivo

Seu processo produtivo segue uma padronização? A procura por peças de maior qualidade é constante para os clientes e, por outro lado, a indústria também precisa manter suas margens de lucro para sobreviver. A padronização dos processos é a melhor alternativa para satisfazer as necessidades de ambos.

Faça o levantamento de todo o processo e o otimize ao máximo. Depois, implemente as mudanças que forem necessárias, mantendo sempre uma fiscalização sobre os resultados e a aplicação da padronização.

Quando você sempre faz o mesmo processo de uma mesma forma, você consegue ter maior previsibilidade nos custos e nos ganhos, conseguindo inclusive, escalar a produção sem perder a qualidade.

 

processo produtivo

 

5. Falta de investimento em tecnologia no processo produtivo

Qual foi a última vez que você procurou por novidades tecnológicas na sua área? Quando foi a última vez que você substituiu um equipamento antigo por um mais moderno e eficiente?

Os avanços tecnológicos proporcionaram uma série de benefícios ao longo dos anos e na indústria têxtil não foi diferente. Realizar testes de tecidos em lavadoras domésticas e fazer apenas inspeções manuais nos tecidos, por exemplo, são práticas ultrapassadas. O relaxamento dos tecidos durante horas também é algo que já não é mais necessário.

Equipamentos como a lavadora de amostras conseguem realizar os testes com um pequeno pedaço do tecido e demoram no máximo 20 minutos. A revisadeira de malha coleta todos os dados que você precisa com rapidez, sem falhas humanas e gera um mapeamento automatizado que pode ser utilizado para realizar o controle de qualidade.

A relaxadeira de malha leva de 5 a 10 minutos para fazer o processo, com estabilidade dimensional e coleta informações reais dos tecidos. Não há como simplesmente manter a confecção estagnada e deixar que os concorrentes utilizem métodos mais eficientes enquanto a sua empresa fica para trás.

Conheça a Indústria 4.0 e entenda como ela pode beneficiar seu processo produtivo, resolvendo inclusive os problemas citados anteriormente. Faça com que eles fiquem no passado e gere mais resultados.

E se você deseja acompanhar o mercado e quer apostar em novas tecnologias, saiba agora como apresentar seu time interno para as novas tecnologias e equipamentos industriais!