Produção sustentável

ago 27

É chamada de produção sustentável a adoção de medidas que minimizem os impactos ambientais dentro do processo produtivo. Ela não reverte os problemas existentes, mas previne que eles piorem, reduzindo os riscos à saúde e causando efeitos econômicos e sociais positivos.

A indústria têxtil tradicionalmente é uma das que causam danos ao meio ambiente. Por este motivo, desponta como um setor interessado por por encontrar soluções. Atualmente já existem maneiras de adaptar o processo produtivo e assegurar a redução do impacto ao meio ambiente, além de gerar benefícios como redução de custos e até elevação de lucros.

Para compreender melhor sobre esse tema e saber como tornar a sua produção sustentável, continue a leitura!

 

Por que produzir de forma sustentável?

Em todas as etapas de produção da indústria têxtil, incluindo fiação, tecelagem, beneficiamento e confecção, são gerados muitos resíduos. A matéria-prima passa por etapas de plantio e adubação em que são usados agrotóxicos e pesticidas e o algodão costuma ser tingido com corantes com elementos com compostos tóxicos.

Ainda há a grande necessidade de utilização de água (cerca de 150 litros para 1 quilo de tecido) e seus efluentes, ainda que tratados, provocam impactos ambientais. Existem ainda diversos fatores que causam a poluição do ar e do solo.

Além da responsabilidade ambiental que a empresa têm, os consumidores estão se preocupando cada vez mais com as questões ambientais. De acordo com a pesquisa divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), das 2.000 pessoas entrevistadas, quase 38% se mostram preocupadas por saber que o item foi produzido de forma ambientalmente correta.

31% deles disseram que pagariam mais caro por produtos fabricados de maneira ecologicamente correta e 62% disseram boicotar marcas que tenham práticas trabalhistas, políticas, discriminatórias ou que cometeram crimes ambientais.

A tendência desse número é aumentar ao longo dos anos e, aos poucos, as marcas que não se adaptarem a produção sustentável, perderão cada vez mais espaço.

 

Produção sustentável-E-book]Como garantir o controle de qualidade na indústria têxtil?

 

De que maneira a produção sustentável reduz custos e ganha produtividade?

A Indústria 4.0 chegou para apresentar ao setor uma nova maneira de produzir, não apenas reduzindo os impactos ao meio ambiente e tornando-se uma produção sustentável, como também solucionando antigos problemas.

Se antes era necessário identificar problemas no tecido manualmente e descartar peças ou produzir com segunda qualidade as que estivessem danificadas, com uma revisadeira de tecidos e malhas em alguns minutos os problemas são identificados, logo após chegarem do fornecedor.

Com isso, ele nem chega a passar para a etapa da confecção, já volta por não conformidade e acaba com os problemas de desperdícios e prejuízos.

Outro exemplo é a lavadora de amostras, que por meio de ciclos de lavagem e secagem, determina o percentual de encolhimento e facilita o monitoramento do processo produtivo. O que antes levava cerca de 3 horas em máquinas de lavar domésticas, agora leva somente 15 minutos. Um de nossos clientes, inclusive, chegou a reduzir em 75% o consumo de malha mensal e chegou a economizar mais de R$15 mil por mês reduzindo os desperdícios, utilizando a Lavadora de Amostras DWM555.

Podemos apontar ainda a embaladeira automática que aumenta a produtividade, gera economia e redução de consumo de plástico. Outro cliente nosso conseguiu eliminar o terceiro turno, produzindo 200 rolos por hora, além de aumentar em 80% a produção, reduzir em 20% o consumo de plástico e economizar cerca de R$41 mil por mês, usando a embaladeira automática EWB 700.

Relacionados:

 

Como a Indústria 4.0 está alinhada a produção sustentável?

Ao contrário do que muitos imaginam, a produção sustentável pode trazer economias. Se por um lado existem investimentos em maquinários, por outro são obtidos diversos ganhos, como os apontados acima. É por isso que a Indústria 4.0 tem causado a transformação.

Ela é o futuro, otimiza a linha de produção para que os trabalhadores tenham maior segurança, os impactos ao meio ambiente sejam reduzidos e as empresas passem a lucrar mais, desperdiçando menos. Todos só temos a ganhar.

Além de optar pela compra de maquinário moderno, a produção sustentável também é baseada em novas maneiras de produção, como a economia circular. Quer saber como ela pode se aplicar ao setor têxtil? Confira este outro artigo!