mar 30

A concorrência no segmento têxtil é acirrada, são diversas empresas de variados portes tentando se destacar e, ao mesmo tempo, reduzir os custos de produção.

É um desafio para as indústrias têxteis produzir mais, realizar uma entrega de qualidade, com diferencial e redução de custos.

Vamos lhe ajudar, pois há estratégias que podem ajudar sua empresa a atingir este objetivo.

 

Como a indústria pode ter mais lucro?

Reduzir os custos de produção pode significar um lucro maior para a indústria.

Esse lucro pode ser convertido para melhorar processos, investimento em máquinas e, até mesmo, para aumentar o quadro de colaboradores.

Entender onde está desperdiçando dinheiro vai ajudar a diminuir os gastos, esse caminho pode exigir adaptações na linha de produção.

Por exemplo: ao descobrir que o desperdício pode vir de um processo que está exigindo mais tecido do que o necessário, pode ser economizado alguns centímetros de tecido ao otimizar o processo e aumentar sua eficiência.

Pode parecer pouco, porém, ao longo do mês esses poucos centímetros se tornam metros.

Com esse exemplo, podemos enxergar como pequenas economias no processo de produção de têxtil podem representar o salto que sua empresa precisa em termos de crescimento.

 

4 estratégias para produzir mais gastando menos

A seguir, confira algumas estratégias que vão ajudar a reduzir os gastos na hora de produzir artigos têxteis, contribuindo para otimizar sua produção.

Ou seja, vão ajudar sua empresa a produzir mais gastando menos, aumentando o lucro no final do mês.

1. Mapeie onde estão os desperdícios

estratégias para produzir mais

O primeiro passo para reduzir os custos de produção é identificar onde estão os principais desperdícios de materiais na sua empresa.

Como mapear os desperdícios?

  • Analise os processos e etapas;
  • Identifique em quais processos se gasta mais tecido e material;
  • Quanto tempo é preciso para desenvolver os artigos têxteis;
  • E quais itens têm maior saída e melhor custo-benefício.

Essa análise aprofundada é fundamental para desenvolver estratégias específicas para a sua empresa e para identificar os pontos de melhoria nos seus processos.

Relacionados:

 

2. Investir em tecnologia

O diferencial das empresas que conseguem fabricar em grande escala com custo reduzido para aquelas que possuem alto custo de produção é o investimento em tecnologia.

Um dos pontos cruciais para produzir mais gastando menos é o apoio tecnológico nos processos industriais. Contar com sistemas integrados a máquinas proporciona a redução de custos com, apenas, alguns cliques pelo computador.

Máquinas modernas são capazes de otimizar o processo de produção, liberando os profissionais para se concentrar em atividades mais importantes, enquanto torna as etapas da confecção mais ágeis.

Dessa forma é possível produzir em grande escala com custos reduzidos, aumentando o lucro da empresa.

 

 

3. Planejamento e controle na indústria

Ao decidir fabricar um artigo têxtil, é crucial analisar se é viável financeiramente, realizar um planejamento e controle de qualidade para a produção.

Para a realização deste processo algumas empresas fazem contas em uma tabela ou realizam uma peça-piloto.

Hoje, com a tecnologia é possível automatizar a ficha técnica e visualizar o pré-custeio do artigo têxtil.

Com a modernização do controle de qualidade também é possível aumentar a capacidade produtiva da indústria que pode transformar processos manuais e obter mais rapidez durante as etapas.

 

E-book]Como garantir o controle de qualidade na indústria têxtil?

 

4. Equipe qualificada

O processo de busca por eficiência e pelo controle dos custos de produção exige uma equipe alinhada com os propósitos da indústria.

É importante promover a autonomia para que cada profissional possa propor soluções e melhorias nas etapas de produção em que atua.

Afinal, este profissional já conhece bem o processo e sabe como funciona o dia a dia, outro ponto importante é treinar sua equipe.

Uma equipe qualificada aproveitará ao máximo todas as funcionalidades e ferramentas que forem disponibilizadas, é fundamental que estes profissionais participem e proponham adaptações para o objetivo da empresa.

 

Benefícios de implementar as 4 estratégias para produzir mais gastando menos em sua indústria

Colocar em prática as 4 estratégias citadas acima em sua indústria trás inúmeros benefícios, veja alguns deles:

  • Melhoria da qualidade final de produtos
  • Diminuição de custos
  • Aumento da produtividade
  • Redução do desperdício

Com estas estratégias é possível se destacar no segmento, desenvolver seu diferencial e produzir mais com menor custo, garantindo maior lucro ao fim do mês.

 

Delta - tecnologia têxtil para produzir mais

 

Conclusão

O investimento tecnológico e a equipe qualificada é um dos fatores cruciais para empresas que desejam se destacar no segmento e diminuir seus custos na produção.

Estas estratégias são divisoras de águas entre indústrias que crescem todos os dias e as que não conseguem escalar sua produtividade. De qual lado sua indústria quer estar?