redução de custos

fev 24

Em um cenário cada vez mais competitivo, é importante praticar a redução de custos, pois essa ação afeta diretamente o lucro da empresa.

Por isso, neste texto será abordado a necessidade de pensar nesta estratégia, além de práticas e dicas de como alcançar esse objetivo.

Continue a leitura!

A importância de praticar a redução de custos na indústria têxtil

A redução de custo é o objetivo de todo negócio que deseja prosperar e aproveitar os momentos favoráveis para desempenhar um bom crescimento. Com a indústria têxtil não seria diferente.

Nesse setor, a diminuição do custo está relacionada diretamente à produtividade, eficiência, padronização e automação. A otimização das atividades, com o uso de tecnologia, maquinários e estratégias, reduz o desperdício e o retrabalho, aumentando a produtividade, lucro e qualidade do produto final.

No entanto, o cenário atual tem grande impacto na busca pela redução de gastos também. Isso porque as mudanças no mercado, nas ofertas dos insumos e no comportamento do consumidor são características que determinam o crescimento, ou não, da indústria têxtil.

Em 2021, a produção do setor teve uma alta de mais de 36% no acumulado de janeiro a maio, se comparado com o mesmo período de 2020, segundo a Abit, citado pelo Correio Braziliense. Já em 2022, o aumento do valor do frete e do fio de algodão tem impactado diretamente na dificuldade em manter um crescimento.

Isso demonstra que em apenas um ano, o contexto pode mudar bastante, sendo essencial estar preparado para enfrentar essas alterações. Aqui, seguir estratégias de produção, aplicar tecnologia e utilizar máquinas que facilitam o desempenho da produção são as chaves para praticar a diminuição de custos na indústria têxtil.

Just in Time e a capacidade de reduzir custos

O Just In Time (JIT) é uma filosofia japonesa que se baseia em alguns princípios, de acordo com um estudo sobre o assunto. Eles ajudam na contribuição para o desempenho operacional da indústria. São eles:

  • Produção puxada e controle Kanban;
  • Redução do inventário;
  • Redução de setups;
  • Qualidade na fonte (Jidoka);
  • Relacionamento com fornecedores;
  • Trabalho em equipe e participação;
  • Melhoria contínua.

Ainda de acordo com o estudo, o conceito básico do Just in Time é diminuir ou eliminar os ativos e trabalhos desnecessários durante toda a produção, com o intuito de ser eficiente, limpo e rápido. “Ou seja, é um modelo de produção flexível que, segundo Cerra & Bonadio (2000), aumenta a racionalização do processo produtivo, obtida pela participação da mão-de-obra direta e orienta a redução de custos e a eliminação de qualquer tipo de desperdício”.

E ao praticar essa filosofia na sua indústria, como já citado, é possível reduzir os custos, otimizar a produção e aprimorar a comunicação entre todos os profissionais da empresa. Esses benefícios só são possíveis graças aos princípios do JIT que visam diminuir o retrabalho para aumentar a produtividade e qualidade do produto final.

Outras boas práticas para reduzir os custos da sua indústria

A seguir algumas boas práticas que auxiliam na busca pela redução de custos na sua indústria têxtil.

Investir em tecnologia

redução de custos

Os processos tecnológicos são essenciais para otimizar a produção. A indústria 5.0 é um conceito que busca a personalização dos produtos de maneira a conectar com plataformas digitais para facilitar os processos interligados e automatizar a produção.

Aqui, a junção entre o homem e a máquina é fundamental para gerar um equilíbrio focado no desenvolvimento e na produção de qualidade. Logo, a tecnologia passa a ser uma ferramenta aliada para evitar desperdícios e retrabalhos.

Softwares, aplicativos e programas de gestão, e ferramentas automatizadas são a base dessa nova realidade e precisam ser usadas para se ter uma fábrica inteligente visando no aumento do lucro. Um estudo sobre o assunto aponta que fábricas inteligentes podem adicionar entre US$ 1,5 trilhão a US$ 2,2 trilhões anualmente, até 2023.

Capacite a sua equipe

Um dos princípios do JIT, o trabalho em equipe e participação, demonstra a importância da qualificação da mão de obra. Então, sempre que sentir necessidade invista em capacitação para a sua equipe.

Esse investimento facilita o alinhamento ao propósito do seu negócio e tende a incentivar um maior engajamento. Além disso, ao perceber a preocupação e a valorização com o aprimoramento profissional, o colaborador se sentirá mais confortável em sugerir melhorias e soluções.

É importante essa característica, tendo em vista que ele é o responsável direto pelas etapas de produção em que atua, e por isso saberá dizer melhor quais são os pontos de melhoria. E ainda saberá usar as funcionalidades e ferramentas disponíveis de maneira eficiente e produtiva, desempenhando melhores performances.

Acompanhe os resultados

Acompanhar os resultados dos processos é fundamental para entender e analisar o que tem funcionado ou não. A tecnologia é uma aliada também nesse momento, já que a integração entre as máquinas, por meio de softwares, pode gerar resultados interessantes para os estudos mais completos e profundos.

Logo, é preciso estar atento aos indicadores de cada processo e documentar os avanços e quedas. Lembre-se que só é necessário acompanhar aqueles que concordam com os objetivos e metas do seu negócio. Nesse momento qualidade é mais importante que quantidade. Focar nas métricas mais significativas permite que não haja confusão e nem muito trabalho para compreender e analisar as mesmas.

Um exemplo de indicador é o cálculo OEE (Overall Equipment Effectiveness, ou seja, Eficiência Global de Equipamento). Ele atua na mensuração da eficiência dos equipamentos da indústria, focando na análise dos índices de produtividade. Baixe gratuitamente nossa planilha para saber como realizar esse cálculo.

Redução de custos e otimização com máquinas têxteis da Delta

 redução de custos

Investir em maquinários é também uma forma de praticar a redução de custos. Máquinas obsoletas não condizem mais com as práticas e estratégias que favorecem e ajudam o desenvolvimento no cenário atual. Os conceitos das gerações da indústria ajudam a identificar e se adequar aos equipamentos mais eficientes e produtivos, diminuindo os custos de insumos, desperdícios e retrabalhos.

Além disso, o foco em produção de qualidade aumenta o valor agregado do seu produto, facilitando o lucro. Por isso, nesse momento é importante ter o conhecimento técnico aprofundado sobre o contexto atual e as novas tecnologias.

As nossas soluções são pensadas para cada etapa de maneira a incentivar a otimização, gestão de eficiência e qualidade de processos. O intuito aqui é gerar dados precisos e informações sobre a sua capacidade produtiva para garantir menor custo e aumentar a sua competitividade.

Alguns dos benefícios das nossas máquinas em cada etapa:

Acabamento

Para a fase de acabamento temos a Abridora de Malha Tubular MWS033 iConcept Flow. Ela possibilita o trabalho em malhas tubulares de uma forma mais inteligente e precisa. Essa solução foi pensada para destorcer, abrir e cortar esse insumo, facilitando a produtividade, aumentando o ritmo e a qualidade da produção.

Já o Refilador de Bordas KTS100 iConcept Opti Cut tem uma busca automática e ainda reduz o desperdício do material e resíduos.

Confecção

Para a confecção a Relaxadeira de Malha e Tecidos RLX600 DLT four Concept elimina o tempo de 24 ou 48 horas utilizado, normalmente, para decansos. Além disso, aumenta a produtividade do enfesto, elimina defeitos de dimensionamento em peças evitando retrabalhos. É possível acrescentar que ela é mais assertiva no processo de encaixe, bem como no processo automatizado e padronizado, oferecendo um relaxamento imediato de rolo para rolo.

E a Revisadeira de Malha REV150 iConcept View tem um sistema de alinhamento para garantir a qualidade do rolo, e um sistema de sincronismo e controle de estiramento. Essa máquina também facilita o monitoramento constante da largura e metragem, a operação e o ganho de produtividade.

As duas máquinas são adequadas à Norma Regulamentadora NR12.

Estamparia

O Centralizador Doga Móvel CDW022 é uma boa opção para o setor de estamparia. Ele tem um sistema automatizado de centralização e alinhamento da malha ou tecido. E ainda oferece um cilindro tracionado e sincronizado para evitar estiramentos.

Enquanto isso, o Hidro Aspersor Hat 021 iConcept Eco tem a vantagem de reduzir o impacto da quebra no beneficiamento e retorna ao regain natural da fibra. Bem como melhora a costurabilidade da malha, e confere o melhor toque e caimento da mesma.

Tecelagem

No setor de tecelagem a Revisadeira de Malha REV550 iConcept View tem uma visão ampla para possíveis defeitos, e aumenta a produtividade e padrão de qualidade com a Inspeção simultânea de ambos os lados.

Tinturaria

Por fim, para tinturaria a Preparadora de Malha PMA/PMT beneficia esse setor ao disponibilizar uma mesa de inspeção com iluminação superior e inferior de fácil operação e ganho de produtividade.

E se você quer entender mais como as nossas soluções podem ajudar a reduzir os seus custos, fale com um dos nossos consultores.