jan 23

Com um novo ano se aproximando, há diversas especulações sobre as perspectivas do mercado para o segmento têxtil 2020. Se você atua nessa área, provavelmente tem interesse em entender quais são as projeções para 2020 e como elas podem influenciar na hora de traçar futuras estratégias.

O Brasil opera em diversos nichos do setor têxtil, sendo que a cadeia produtiva é ampla e engloba desde o desenvolvimento de matéria-prima até a oferta do produto ao consumidor. Dessa forma, ficar por dentro das estimativas para o ano que vem é importante para aproveitar ao máximo as oportunidades em seu negócio.

Selecionamos informações relevantes sobre o segmento têxtil 2020 para você saber o que esperar no próximo ano. Confira!

 

Como foi o desempenho do segmento em 2019?

O segmento têxtil apresentou um avanço significativo em 2019 quando comparado ao ano anterior. Em 2018, o cenário não se mostrou tão favorável para as indústrias e empresas, pois houve alguns fatores negativos que influenciaram o seu desempenho, como a greve dos caminhoneiros e o cenário político.

Contudo, a situação atual já conta com índices melhores, o que revela uma recuperação gradual do mercado mesmo após os desafios enfrentados no ano anterior. De acordo com uma recente projeção da Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção), a indústria têxtil em 2019 apresenta progresso em alguns pontos, tais como:

  • aumento da demanda de exportações e importações;
  • estabilidade na geração de empregos;
  • crescimento das vendas no mercado interno.

Estes são fatores que geram mais oportunidades no setor e estão sendo observados em 2019, o que colabora para uma perspectiva confiante em relação ao ano de 2020.

 

 

Quais as principais expectativas para 2020?

Em 2020, as expectativas para o setor prometem ser positivas, já que o crescimento esperado para o mercado é de 2,3%, segundo a Abit.

Com a recuperação gradual do mercado, a indústria espera ter melhores resultados e ganhos do que em 2019 e com isso, ganhar força tanto em oportunidades externas quanto internas, o que também aumenta o potencial de crescimento em longo prazo.

(Foto: Febratex Summit/Divulgação)

Outro aspecto que favorece o segmento têxtil é que há uma expectativa de melhora na economia do país, com a possibilidade de juros menores e quitação de dívidas externas. Dessa forma, o mercado interno consegue gerar mais negociações e, além disso, recebe incentivo por parte do poder público para investimentos na expansão das indústrias e empresas.

Além disso, o Brasil conta com uma cadeia têxtil completa, isto é, atua em todos os processos que incluem atividades de produção da matéria-prima até o desenvolvimento de coleções para desfiles e lojas do varejo. Isso demonstra o potencial do país quando o assunto é indústria têxtil e as inúmeras possibilidades que o setor oferece em benefício da economia nacional, como exportação e geração de empregos.

Portanto, o cenário econômico promete ser mais positivo a partir do segundo semestre de 2020, com a retomada da confiança para os empresários, compradores e demais envolvidos do ramo têxtil.

 

E-book]Como garantir o controle de qualidade na indústria têxtil?

 

Qual é o papel da tecnologia no cenário projetado para o segmento têxtil 2020?

O crescimento de processos automatizados já é uma realidade vivenciada em diversos segmentos do mercado. Logo, a tendência é que isso se torne ainda mais evidente na área têxtil.

Sendo assim, a tecnologia tem um papel fundamental no aumento da produtividade das indústrias e por meio dela é possível melhorar expressivamente os resultados.

 

Fazer isso gera uma série de benefícios, como a identificação de gargalos durante a produção e a economia de recursos financeiros.

 

A expectativa é que cada vez mais as indústrias invistam em automação para otimizar seus processos produtivos. Fazer isso gera uma série de benefícios, como a identificação de gargalos durante a produção e a economia de recursos financeiros.

Assim, a indústria 4.0 tem espaço garantido nos próximos anos com máquinas e equipamentos de ponta e com capacidade para aumentar o potencial das empresas sem perder a qualidade, ou seja, mais rapidez e eficiência.

Agora que você conheceu quais são as principais perspectivas para o segmento têxtil 2020, é importante buscar soluções que sejam compatíveis com as suas necessidades. Busque o que há de inovador no mercado e utilize equipamentos que ofereçam ganho de produtividade. Com isso é possível potencializar seus resultados e conseguir se destacar em meio à concorrência.