setor de manutenção

jul 20

O setor de manutenção exerce um papel fundamental para aumentar a produtividade e lucratividade das fábricas de produção têxtil, auxiliando na otimização dos processos, redução dos custos e no cuidado com as máquinas.

Um bom ciclo de produção contribui para que os processos sejam executados de forma mais eficiente, eliminando possíveis gargalos, riscos e prejuízos. Dessa maneira, investir em tecnologia e inovação através de equipamentos e processos mais produtivos auxilia em diversos setores.

Veja neste artigo sobre como o setor da manutenção oferece melhorias para a produção têxtil.

 

O setor de manutenção em uma fábrica têxtil

Os responsáveis pelo setor de manutenção de uma fábrica têxtil estão sempre atentos a linha de produção, visando os cuidados dos equipamentos, a manutenção e a prevenção de riscos ou possíveis fatores que podem ocasionar falhas durante o processo.

Todo equipamento requer manutenção, por isso, o setor visa cuidar não somente do maquinário, mas dos processos que envolvem a produção, segurança, operação, entre outros.

 

Veja alguns tipos de manutenção:

  • Preditiva

A manutenção preditiva está associada as atividades de manutenção que requerem um cenário preventivo dos aspectos físicos das operações. É nesse âmbito que são vistas as prevenções de danos e falhas.

Ela é essencial na indústria 4.0, contribuindo diretamente nas questões operacionais das fábricas, nos custos, erros e atrasos de fluxos.

  • Preventiva

A manutenção preventiva é tida como essencial em um planejamento de prevenção. Esse tipo de prevenção é feita com a verificação programada e planejada de atividades a fim de causar menos impactos no dia a dia da produção.

Com isso, é possível realizar escolhas e estratégias que farão com que a produção caminhe com o mínimo de interrupção, aumentando a produtividade e melhorando as entregas.

  • Corretiva

A manutenção corretiva é aquela efetuada após a ocorrência de uma falha, destinada a recolocar um item em condições de executar uma função requerida.

Ela é o tipo de manutenção mais cara, que toma mais tempo e traz mais prejuízo para a empresa.

É importante que a fábrica têxtil tenha em seu setor de manutenção as três principais maneiras de prevenção para a solução de problemas, tornando a fábrica mais produtiva, proativa e preventiva de possíveis falhas.

 

Qual a importância do setor de manutenção para a indústria?

importância do setor de manutenção

O setor de manutenção é um dos setores mais importantes para definir a produtividade. A manutenção, limpeza, supervisão e revisão das peças serão os alicerces para dizer se a fábrica têxtil terá uma boa produtividade ou não, o que vai gerar o impacto positivo ou negativo em todos os outros setores.

É importante que seja feito um planejamento operacional para que a indústria tenha boas condições, seguindo os protocolos de qualidade e leis de segurança.

Sendo assim, quando uma empresa opta por máquinas mais modernas e inovadoras, ela consegue encurtar o tempo de manutenção, além de oferecer mais economia a longo prazo e segurança para os colaboradores.

Nessa mesma frente, vale lembrar que é importante acompanhar os índices de produtividade, custos, fluxos de trabalhos, segurança, entre outros fatores fundamentais para evitar imprevistos e riscos aos colaboradores.

Outra frente dentro desse cenário que pode ser atingida é a econômica, que através de políticas de manutenção adotadas é possível ter uma redução considerável nos custos, tanto operacionais como os de manutenção.

Dessa forma, podemos concluir que o setor de manutenção tem grande importância perante os desafios de produção e qualidade de uma indústria têxtil.

Mas, você sabe quais os riscos de não investir em novas tecnologias para otimizar a produção e manutenção? Vamos ver melhor a seguir.

 

Quais prejuízos as máquinas antigas podem causar para a indústria têxtil?

Agora que você já viu sobre os benefícios de investir em novas máquinas, é importante saber que manter um maquinário antigo pode causar muitos prejuízos. Sendo assim, devemos nos atentar a não apenas considerar o investimento em novas tecnologias, mas também entender porque as máquinas antigas podem prejudicar a sua produção.

Dentre tantos fatores, podemos citar como um dos principais impactos negativos, os gargalos na produção que podem ocorrer devido aos déficits operacionais e falta de recursos, atrasando demandas e entregas.

Além de deixar o processo travado, máquinas desatualizadas podem comprometer a demanda das entregas, o que se resume em perdas e prejuízos na produção, afetando inclusive a credibilidade da indústria.

Ainda existem outros fatores prejudiciais, como paradas imprevistas por algum problema na máquina, afetando diretamente a linha de produção.

Como resolver? Veja a seguir.

 

Invista em máquinas modernas e inovadoras

O avanço da tecnologia fez com que a inovação estivesse cada vez mais presente em diversos mercados, e no setor têxtil, não foi diferente. A inovação presente nas máquinas mais modernas, traz aos operadores a presença de melhores recursos, mais flexibilidade e maior vida útil dos equipamentos.

Investir em tecnologia é investir no crescimento do seu negócio.

Dessa forma, além de otimizar os processos pela tecnologia, as fábricas têm um excelente custo-benefício, visto que o investimento em novas máquinas aumenta o tempo de uso, reduzindo os custos com a própria manutenção.

A padronização dos processos com as máquinas e equipamentos permite maior conexão da fábrica têxtil, gerando maior interatividade.

Todos esses fatores integrados auxiliam no aumento da lucratividade, garantindo o retorno sobre o investimento nas máquinas.

Como aumentar a produtividade do setor têxtil?

Aumentar a produtividade é o objetivo de muitos gestores do setor têxtil, pois a eficiência da produção está diretamente ligada à redução dos custos.

Dessa forma, além do que já vimos anteriormente, também é essencial investir na capacitação da equipe e gestão dos processos.

Veja algumas dicas:

  • Esteja atento às novidades do mercado;
  • Faça um bom planejamento de manutenção preventiva;
  • Invista em tecnologia;
  • Otimize processos;
  • Invista em máquinas modernas.

Lembre-se que investir em novas tecnologias, não é somente comprar novos equipamentos, mas sim, melhorar processos através da otimização, oferecer mais segurança e qualidade operacional, concordar com as normas e leis exigidas pelos órgãos reguladores de segurança.

Para entender melhor, leia o nosso infográfico e conheça 8 KPIs indispensáveis para mensurar a produtividade têxtil! Clique aqui ou na imagem abaixo para fazer o download:

Infográfico Delta

Máquinas têxteis Delta: mais eficiência para a sua indústria

A Delta Máquinas Têxteis é uma empresa referência no mercado que visa pela inovação, qualidade e alta tecnologia, oferecendo máquinas que vão atender a sua demanda de forma eficaz, gerando menos custos com manutenção e riscos.

Nossa empresa é voltada para o desenvolvimento de máquinas, automação, consultoria, para proporcionar mais eficiência na produção da Indústria Têxtil nacional e internacional.

Conheça nossos equipamentos e solicite um orçamento.

 

Consultoria do ciclo produtivo Delta - Solicite um orçamento