tecnologia têxtil

abr 20

Para tornar seu processo assertivo e garantir eficiência é necessário investir em tecnologia têxtil. Existem diversas soluções inovadoras que garantem etapas mais inteligentes, produtivas e automatizadas. O que, consequentemente, impacta positivamente na saúde financeira do negócio.

Se deseja entender melhor essas e outras vantagens do investimento em tecnologia na indústria, continue a leitura!

A importância da tecnologia têxtil

Com as transformações digitais, a tecnologia têxtil passou a ser indispensável para tornar as fábricas mais inteligentes. Foi nesse processo em que surgiu o conceito de indústria 4.0. Apesar de já se falar da 5.0 atualmente, a anterior é a precursora de um movimento mais tecnológico.

As tecnologias na indústria têxtil são fundamentais para a implementação de soluções que correspondam às necessidades dos consumidores contemporâneos. Por exemplo, de acordo com um levantamento da Dessault Systèmes, citado pelo G1, 83% dos consumidores desejam que os produtos ou serviços se adéquem às suas necessidades de maneira ágil. E mais de 25% estão dispostos a pagar a mais pela personalização.

Essas mudanças comportamentais são exigências de um mundo contemporâneo cada vez mais moderno e inovador. Com a ajuda da tecnologia há a possibilidade de ofertar o que é reivindicado. Isso permite uma maior possibilidade de personalização em massa com a ajuda da automatização da produção, que mantém a produtividade.

Não só isso! As tendências na indústria da moda, as mudanças de estação e a crescente do consumo consciente impactam diretamente na indústria têxtil como um todo.

Segundo o relatório Fios da Moda, citado pela Tecnotêxtil Brasil, a moda circular tem se apresentado como alternativa aos desperdícios têxteis. O estudo aponta que 56,8% das pessoas reciclariam suas roupas se soubessem que elas serão recicladas de fato.

Os fatores citados só reforçam a importância de tornar a tecnologia uma aliada durante o acompanhamento dessas transformações, com o intuito de se manter atualizado.

Benefícios da tecnologia no cenário atual

tecnologia têxtil

Assim, a inovação tecnológica passa a ser essencial para aqueles negócios que desejam escalabilidade e crescimento contínuo em um cenário cada vez mais competitivo. Um levantamento da Associação Brasileira da Indústria Têxtil (Abit) aponta para alguns dados que demonstram essa afirmação, como:

  • São mais de 4,5 bilhões de reais investidos no setor;
  • Mais de 1 milhão de toneladas produzidas;
  • Mais de 1 milhão de empregados diretos e 8 milhões indiretos;
  • Mais de 24,6 mil unidades formais produtivas no país.

O Brasil é um grande player do setor e para se manter competitivo nesse mercado é preciso adotar as tecnologias.

Vale destacar que as mais utilizadas são as que facilitam a automação. Dessa maneira, a Internet das Coisas, Big Data, Realidade Virtual, Modelagem 3D, Inteligência Artificial e Tecnologia da Informação são só alguns dos exemplos. No entanto, todas elas fornecem vantagens:

  • Maior produtividade graças à redução de erros e retrabalhos;
  • Redução de custos por eliminar os defeitos e exigência de mão de obra;
  • Diminui o desperdício de material;
  • Oferece maior controle das informações;
  • Disponibiliza uma gestão mais assertiva;
  • Fornece mais segurança;
  • Possibilita otimização do tempo graças à agilidade das máquinas e dos equipamentos.

As aplicações das tecnologias impactam diretamente na rentabilidade e na eficiência das suas produções. Essas ferramentas colaboram com a melhoria dos produtos, com a qualidade das entregas e com a excelência em todas as fases de fabricação.

Assim é possível padronizar processos e rotinas, atender às normas de segurança e efetividade e ter maior modularização e organização. Além disso, assegura uma produção mais consciente e responsável com o meio ambiente.

Como essas soluções podem ser aplicadas

A tecnologia têxtil pode ser aplicada em todas as fases da produção. Seja na etapa de fiação, tecelagem, acabamento, de confecção ou nas que são interligadas a elas. Contudo, separamos alguns exemplos para simplificarmos ainda mais os benefícios gerados por essas soluções na sua indústria.

Na malharia e no acabamento

tecnologia têxtil

A parte de fabricação e cuidado com a malharia está presente na etapa de tecelagem. E é nesse momento em que as máquinas embaladeiras evitam problemas no transporte e no armazenamento de rolos. Elas são fundamentais para garantir agilidade e alto padrão de qualidade.

A indústria Malharia Brasil apostou na inovação com a Delta Máquinas Têxteis. Ao investir nos equipamentos tecnológicos, a empresa passou a agregar valor às suas produções mensais (300 toneladas) e a reduzir custos com insumos.

A indústria adquiriu Estações Hidro Aspersoras e Embaladeira Automática para aprimorar suas produções. Isso porque, com a Estação, a malha passa por um acabamento mais cuidadoso e que permite a maleabilidade da peça, evitando quebras de fios graças a maciez.

Já a Embaladeira, se alinhada às Estações, oferece um maior controle de registro de pesagem e aplicação de etiquetas. Isso gera maior automação e evita erros humanos.

Na lavagem de amostras

A lavagem de amostras faz parte da etapa de confecção. Essa é a fase que transforma a matéria-prima no produto final desejado. As lavadoras são as responsáveis pelos processos de teste de encolhimento e por uma maior agilidade na resposta em laboratório.

Com o ciclo de lavagem, o percentual de encolhimento e de torção são avaliados, simplificando o monitoramento do processo produtivo. Essa tecnologia permite ganhos na economia da matéria-prima, água, tempo, energia elétrica e, ainda, garante um retorno do investimento.

Várias empresas apostam na Lavadora de Amostras DWM555 da Delta para garantirem otimização e produtividade. A Urbano Têxtil estava com alguns gargalos no tempo de processo, no consumo de energia, matéria-prima e mão de obra. A empresa desejava uma maior padronização da produção e assertividade na fase de testes.

Isso era um reflexo direto do uso de máquinas domésticas para lavar e secar os produtos. Um processo que durava cerca de 4 horas, com a DWM555, passou a levar 15 minutos. Além disso, essa solução reduziu em 75% o consumo de matéria-prima e em 12% a energia.

A Objeto Brasil também apostou nas DWM55 da Delta. Assim, a indústria reduziu o processo de 3 horas para 15 minutos com a Lavadora de Amostras. Somados a esse resultado, a empresa obteve uma economia mensal de 15 mil reais com as reduções de custos.

Na fase de descanso

As etapas de descanso também são importantes procedimentos na fase de confecção. Com as relaxadeiras, o descanso convencional é eliminado, fornecendo um relaxamento imediato.

E as relaxadeiras Delta promovem uma maior padronização do processo, realizando o procedimento de rolo para rolo. Bem como fornecem dados importantes para programação e a possibilidade de integração com ERP. Elas também geram maior rentabilidade, produção em larga escala, qualidade da matéria-prima e da produtividade na fase de enfesto, e melhora na estabilidade dimensional depois do corte.

A Supertex é mais um case de sucesso da Delta. A empresa colombiana é a responsável pela fabricação e exportação de peças para organizações internacionais, como a Adidas. A parceria nasceu após o conhecimento da Delta Máquinas na Colombiatex, uma feira internacional do setor.

O processo de descanso, antes da implementação das relaxadeiras Delta, levava 48 horas. Após o uso das máquinas, essa etapa passou a ser realizada em apenas 5 minutos.

Essa aposta pela inovação resultou em uma economia de 50% de tempo e uma redução na mão de obra. Além disso, a qualidade do produto superou a do processo manual anterior.

Aposte em inovação tecnológica

Esperamos que tenha ficado clara a importância da tecnologia têxtil para se obter competitividade, produtividade, qualidade e redução de custos. A tecnologia alinhada ao processo produtivo será um grande diferencial para a sua empresa.

Se você deseja compreender melhor como pode apostar em inovação com ajuda de parceiros especialistas, baixe gratuitamente o nosso guia.

tecnologia têxtil